UEPG e Castrolanda aproximam teoria e prática em Dia de Campo para estudantes

0 3

Da Assessoria

Ponta Grossa – Na última semana, a Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediou o Dia de Campo organizado pela Plantec, empresa Júnior de assistência técnica do curso de Agronomia, reunindo estudantes, professores e parceiros do setor em um momento de troca de conhecimento e vivência na prática. A Castrolanda esteve entre os apoiadores do evento, contribuindo com a apresentação de tecnologias da Agricultura de Precisão (AP) Castrolanda e fortalecendo a parceria entre a universidade e o setor produtivo.

Para o professor Orcial Ceolin Bortolotto, diretor da Fazenda Escola e coordenador da Plantec, a iniciativa foi essencial para integrar o aprendizado em sala de aula às demandas do mercado.

“Esse Dia de Campo contou com vários apoiadores, entre eles a Castrolanda, e para nós essa parceria público-privada é de grande relevância, principalmente quando se trata de uma cooperativa da dimensão da cooperativa e de sua enorme contribuição para o desenvolvimento e capacitação do agro local. O evento trouxe uma proposta de realidade para os acadêmicos, permitindo que conciliem teoria e prática, indo além da pesquisa acadêmica e da inovação desenvolvida na universidade”, destacou.

O professor ressaltou ainda que o encontro foi marcado por discussões técnicas de alto nível, envolvendo manejo de solo, controle de pragas, análise assertiva de dados, além da demonstração de tecnologias como drones e aplicação aérea. “Poucos alunos têm a oportunidade de vivenciar práticas como essa, que aproximam os futuros profissionais das inovações e da racionalidade econômica que o setor exige”, acrescentou.

AP Castrolanda 

Representando a cooperativa, o supervisor técnico de Agricultura de Precisão da Castrolanda, Marcos Kruppa Rogenski, destacou a oportunidade de apresentar aos estudantes soluções tecnológicas que já estão em uso na região.

“Mostramos as ferramentas que utilizamos em Agricultura de Precisão, como a leitura da variabilidade espacial e a análise de riscos no solo. Também avançamos na parte de imageamento com drones e levamos o drone de pulverização para demonstrar os desafios e oportunidades desse processo. Foi uma forma de aproximar os futuros profissionais das realidades do campo”, explicou.

Futuros talentos profissionais 

Do lado dos estudantes, a avaliação também foi positiva. Para Eloise Ferreira, acadêmica de Agronomia e vice-presidente da Plantec, a experiência agrega conhecimento prático e fortalece a ponte entre universidade e mercado.

“Ações como essas ajudam os estudantes a se prepararem para decisões que terão de tomar no futuro. Trazer toda essa tecnologia para dentro da universidade e promover esse contato entre empresa júnior e empresa sênior é algo muito promissor e enriquecedor para nossa formação”, afirmou.

O evento reforçou a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, mostrando que o desenvolvimento do setor passa também pela capacitação de novos profissionais alinhados às necessidades do agronegócio moderno.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.