Sistema Ocepar recebe grupo de cooperadas da Frísia

Sistema Ocepar recebe grupo de cooperadas da Frísia

Da Assessoria

Carambeí– Um grupo de 35 produtoras rurais cooperadas da Frísia, com sede em Carambeí, foi recebido, na tarde de quarta-feira (26), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, pelo superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, e pelas analistas do Sescoop/PR, Ketlyn Zipperer Mali e Cristina Moreira. Na oportunidade, eles repassaram informações sobre o cooperativismo e o trabalho realizado em prol do desenvolvimento das 228 cooperativas paranaenses registradas no Sistema Ocepar, nos sete ramos de atuação: agropecuário, saúde, crédito, infraestrutura, consumo, transporte e trabalho, produção de bens, produtos e serviços. Também houve a participação da coordenadora de Relações Institucionais, Daniely Andressa da Silva, que falou sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense.

A visita fez parte da imersão em cooperativismo, organizada pelo Comitê de Mulheres da Frísia em parceria com a Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). Antes de passar pelo Sistema Ocepar, as cooperadas da Frísia estiveram em Palmeira, onde conheceram a Colônia Witmarsum, fundada por imigrantes alemães menonitas, o museu existente no local e trocaram experiências com produtoras de leite associadas da Cooperativa Witmarsum.

O grupo estava acompanhado de duas integrantes do Comitê de Mulheres da Frísia, Ana Paula van der Vinne (coordenadora) e Juliana Ventura, que também faz parte do Comitê Estadual de Mulheres. Também estava presente uma representante do Comitê de Leite, Silvana Kubler, e o assessor de Cooperativismo, Luciano Tonon. Entre as visitantes havia cooperadas dos municípios de Ponta Grossa, Carambeí, Imbituva, Teixeira Soares, Tibagi e dos Distritos de Tronco, de Carambeí, e Terra Nova, de Castro. Elas atuam com produção de leite, suínos e agrícola. “A gente vinha percebendo que as mulheres tinham vontade de participar dessa imersão, de visitar outras cooperativas. É uma oportunidade de conhecer realidades diferentes e nós acabamos nos inspirando e voltamos cheias de ideias para dentro das nossas propriedades. A gente vê que todas as cooperativas têm seus desafios e lutas e nós voltamos com o espírito renovado”, disse Juliana Ventura.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!