A vitrine tecnológica dos cereais da estação conta com seis apresentações da Fundação ABC e mais oito de empresas participantes
Da Assessoria
Ponta Grossa – A 6ª edição do Show Tecnológico Inverno, promovido pela Fundação ABC acontece nesta quinta-feira (29), das 9 às 16 horas, no Campo Demonstrativo Experimental de Ponta Grossa. O evento é uma oportunidade para produtores da região buscarem informações e conhecer as novidades para a safra inverno. Ao todo serão 14 apresentações técnicas, divididas em dois períodos (manhã e tarde). A expectativa é receber aproximadamente 400 visitantes.
Esta edição contará com seis estações de campo, preparadas pelos setores de pesquisa da Fundação ABC. De acordo com Luís Henrique Penckowski, as áreas foram plantadas até o fim de julho. “Estamos vivendo uma safra em que os cereais de trigo e cevada estão se desenvolvendo muito bem, com uma expectativa de produtividade alta, assim também como as forrageiras”, explica. Segundo ele, a proposta á também oferecer informações que sejam importantes, no manejo de posicionamento de trigo e de cevada auxiliar no processo de tomada de decisão. “Buscamos através da pesquisa e disseminação de conhecimento melhor forma de rentabilidade.” explica o gerente técnico.
Um dos temas a ser apresentado será sobre Manchas Foliares na cultura da cevada: potencial de dano e dificuldades no controle, do setor de Fitopalogia. “Nós queremos apresentar as melhores ferramentas com uso de fungicidas para o controle de manchas foliares. Precisamos dar atenção para essas doenças que hoje são as que preocupam em termos de manejo. As doenças da espiga giberela, também fará parte da nossa palestra. E vamos finalizar discutindo como e qual a melhor forma de utilizar os fungicidas para usar de modo adequado para as associações e os intervalos de segurança nas aplicações”, explica Senio Prestes, coordenador do setor.
Completando as apresentações deste dia, a programação inclui ainda oito apresentações de empresas parceiras, que também estão preparando conteúdo específico para ser apresentado no evento. “Esse é um ótimo espaço para a troca de informações entre pesquisadores e produtores. Por isso sempre estamos presentes”, garante Matheus Siqueira, representante da UPL.
A realização da sexta edição conta também com o apoio das empresas de sementes das cooperativas mantenedoras e contribuinte da fundação, que receberão os visitantes em estandes, na entrada do evento. “Nós valorizamos cada oportunidade de estar junto do produtor, e no Show Tecnológico é ainda melhor, sempre praticando dos princípios cooperativistas que trata da educação, formação e informação para quadro social”, destacou Alessandra Heuer, analista de Comunicação e Marketing da Cooperativa Capal.
Maltaria Campos Gerais
Quem também apoia o Show Tecnológico Inverno, nesta edição, é a mais nova “vizinha” do CDE Ponta Grossa. Representantes da maltaria estarão presentes para apresentar aos produtores o projeto de intercooperação, mostrando como está o andamento da obra. Além disso, eles trarão as oportunidades com o cultivo da cevada.