Da Assessoria
Castro – A Castrolanda lançou o Programa Executivo de Excelência Cooperativista (PEECoop), que integra o Programa Coração Azul – Jornada do Cooperado. A iniciativa tem como objetivo capacitar os colaboradores para oferecer um atendimento de excelência aos cooperados, formando profissionais para se tornarem verdadeiros embaixadores dos valores e princípios da cooperativa.
Ao longo de aproximadamente um ano, o PEECoop irá capacitar pouco mais de 30 colaboradores que atuam no atendimento direto aos cooperados, por meio de uma imersão profunda no cooperativismo e nos conhecimentos técnicos das áreas de negócios da Castrolanda.
“O PEECoop é um programa que reforça a identidade da Castrolanda, não é um programa de prateleira que está disponível para qualquer empresa. Ele foi pensado e criado cuidadosamente com o nosso ‘coração azul’ e esse é o grande diferencial, porque respeitamos a cultura da cooperativa, os valores, a sua história e a projetamos para o futuro”, destaca Paulo Alberto Machinski, gerente executivo de Finanças e Relacionamento com o Cooperado da Castrolanda.
Metodologia
De acordo com Tiago Frank Saldanha, especialista em Relacionamento com o Cooperado na Castrolanda, o programa é uma ferramenta estratégica para disseminar boas práticas de atendimento de excelência, por meio de workshops e imersões profundas no cooperativismo.
“São oito módulos no total e o curso terá duração de um ano, onde essa primeira turma terá sua formação em abril de 2026. O colaborador da linha de frente não é apenas alguém que presta atendimento, ele é um verdadeiro promotor da cooperativa. É quem representa na prática, os valores, a cultura e a identidade da Castrolanda em cada interação com o cooperado”, explica.
Por isso, segundo Frank, o objetivo do programa é formar profissionais cada vez mais engajados, que tenham orgulho em pertencer e que ‘vistam a camisa’. “Esse colaborador, alinhado aos princípios cooperativistas e ao propósito da Castrolanda, não só entrega um atendimento de excelência, mas inspira confiança, gera conexão e fortalece o vínculo entre cooperado e cooperativa. Esperamos que os profissionais entendam a importância do seu papel e sejam reconhecidos pelos cooperados como referência de excelência no atendimento”, finaliza.