Da Assessoria
Castro – A Castrolanda realizou, no mês de outubro, a segunda edição do Conexão Castrolanda, em Castro (PR) e Itaberá (SP). O evento reuniu cooperados e equipes técnicas com o objetivo de fortalecer o relacionamento, ampliar o acesso à informação e oferecer conteúdo estratégico para a gestão das propriedades rurais.
A programação abordou temas essenciais para o setor, como Reforma Tributária, Nota Fiscal Eletrônica, cenários de mercado, soluções financeiras e atualizações do aplicativo Ágil Castrolanda, destacando a importância da inovação e da capacitação contínua dos produtores.
“A proposta faz parte do mapa estratégico da cooperativa, que tem como uma de suas principais metas fortalecer a comunicação com os produtores, oferecendo conteúdos que auxiliem no desenvolvimento das atividades no campo e na gestão dos negócios,” destaca Tiago Frank Saldanha, supervisor de Cooperativismo.
Segundo ele, a iniciativa vai além da atualização técnica. “O Conexão mostrou-se um verdadeiro espaço de integração e troca de conhecimento, reforçando o compromisso da cooperativa em atuar de forma colaborativa e transparente, sempre com foco no sucesso e na sustentabilidade dos cooperados.”
Um dos principais focos do encontro foi a Reforma Tributária, considerada a maior mudança do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas.
“O evento foi uma oportunidade valiosa para aproximar nossos cooperados das mudanças mais significativas do cenário tributário,” afirma Vanessa Pereira da Silva, supervisora Tributária.
“A criação do IBS e da CBS inaugura uma nova era para a tributação do consumo. Para 2026, o grande desafio será a adequação às novas obrigações e à emissão de notas fiscais em um modelo unificado. Informação e conformidade serão os pilares do sucesso nessa nova realidade,” completa.
Com uma abordagem prática e integrada entre áreas da cooperativa, o Conexão Castrolanda reforça a importância da gestão eficiente, capacitação contínua e uso de tecnologia para apoiar o desenvolvimento do produtor rural e a competitividade do agronegócio.