Expofrísia acontece em abril no Paraná e terá edição do Digital Agro
Da Assessoria
Carambeí -Pelo segundo ano consecutivo, a ExpoFrísia e o Digital Agro acontecem de forma simultânea em Carambeí, município da região dos Campos Gerais do Paraná. Os eventos levam ao público exposição de gado leiteiro e soluções para o agronegócio que atendam a dinâmica do campo com sustentabilidade através de inovações e tendências para a agricultura digital e a pecuária. A feira acontece entre os dias 25 e 27 de abril e é realizada pela Cooperativa Frísia, com apoio técnico da Fundação ABC.
O pavilhão de exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí, terá ampla estrutura montada com a presença de empresas expositoras, palestras, julgamento de animais e a apresentação de assuntos voltados aos desafios dos produtores.
Coordenador de Eventos e Cooperativismo da Frísia, Luciano Tonon destaca a importância da sinergia entre os eventos, o que proporcionará uma dinâmica aos visitantes. “Tanto o agricultor quanto o pecuarista, de certa forma, têm desafios compartilhados. O que afeta um envolve o outro, assim a Expofrísia, com a arena Digital Agro, amplia o número de empresas expositoras em benefício da produtividade e desenvolvimento sustentável da cadeia do agro, em um mesmo ambiente”, afirma.
Dentre os temas que serão abordados estão gestão hídrica; conforto térmico para os animais – assunto que afetou o desempenho da cadeia leiteira; genoma bovino; principais usos de forrageiras; entre outros.
Características
Tradicional evento leiteiro dos Campos Gerais, uma das mais produtivas bacias do Brasil, a ExpoFrísia apresenta o que há de melhor em genética e manejo dos animais. Na feira ainda são apresentadas a exposição de bovinos da raça holandesa, julgamentos, o Clube de Bezerras – voltado para o incentivo à nova geração no manejo e cuidado com os animais – e a Copa dos Apresentadores – que envolve a participação de cooperativas coirmãs da região.
A arena Digital Agro mergulha em assuntos e tecnologias que atendem as demandas e apontam tendências para a geração de resultados positivos, inovadores e sustentáveis. Na área, os visitantes poderão conferir as novidades sobre internet das coisas, inteligência artificial, uso de drones, ESG e alimentos do futuro. Também haverá um hub de inovação (ambiente para o desenvolvimento de soluções) com parcerias estratégicas, além do projeto de Smart Farming, modelo de agricultura inteligente, da Fundação ABC.