ExpoFrísia 2025 começa celebrando o centenário da Cooperativa Frísia e projeta crescimento para os próximos anos

Evento reúne autoridades, produtores e especialistas para discutir inovação, sustentabilidade e futuro do cooperativismo no campo.

0 9

Da Redação

Carambeí – Teve início nesta quinta-feira (24), em Carambeí, a 18ª edição da ExpoFrísia — feira voltada à cadeia leiteira que marca também o início das comemorações do centenário da Cooperativa Frísia. A abertura oficial, realizada no pavilhão anexo ao Parque Histórico, reuniu autoridades estaduais, lideranças políticas, cooperados e representantes do agronegócio regional.

O evento foi prestigiado pelos secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e da Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes. Também estiveram presentes os deputados estaduais Mabel Canto, Marcelo Rangel e Luiz Cláudio Romanelli.

Em seu primeiro discurso como presidente da Frísia em uma edição da ExpoFrísia, Geraldo Slob destacou a importância do evento dentro do ano simbólico para a cooperativa. “Esse ano é muito, muito especial para nós da Frísia porque estamos comemorando nosso centenário, e a ExpoFrísia faz parte desse calendário. Muito nos agrada ver a feira tão movimentada logo no primeiro dia, com conteúdo agradável e construtivo”, afirmou.

Slob anunciou ainda uma novidade que deverá marcar o futuro da feira. “No Planejamento Estratégico da Cooperativa e na última reunião do Conselho, tomamos a decisão de dobrar o tamanho do pavilhão. A ExpoFrísia 2026 será o dobro do que temos aqui hoje”, revelou.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, enalteceu o papel da Frísia no desenvolvimento do município, que também celebra seus 30 anos de emancipação em 2025. “É um orgulho termos a Frísia aqui, orgulho sermos a segunda maior bacia leiteira do país. A cooperativa é sinônimo de inovação, sustentabilidade e união. É um trabalho que transforma a vida de milhares de produtores e fortalece a nossa cidade”, disse.

Representando o governador Ratinho Junior, o secretário Márcio Nunes destacou a força do cooperativismo paranaense e o crescimento conjunto da Frísia e do Estado. “A Frísia cresceu 7% ao ano nos últimos anos. O Paraná, nos últimos seis anos, também. O Ratinho, ao final do seu segundo mandato, terá dobrado o PIB do Estado. A Frísia, no mesmo período, dobrará de tamanho. É o crescimento do agro puxando o desenvolvimento do Paraná”, comparou.

Nunes também enfatizou o bom momento da agricultura paranaense com a conquista de novos mercados. “O Chile — um dos países mais exigentes em sanidade — aprovou a importação do suíno brasileiro. Isso abre caminho para outros mercados e reforça o papel do Paraná como referência em sanidade e segurança jurídica”, disse.

Além da programação institucional, a ExpoFrísia 2024 segue até sábado (26) com uma série de atrações voltadas à bovinocultura leiteira, incluindo julgamentos técnicos de animais da raça holandesa, o Clube de Bezerras — que estimula o cuidado com os animais desde cedo — e a Copa dos Apresentadores, que reúne cooperativas parceiras da região.

Nesta sexta-feira (25), a agenda será técnica. No Miniauditório 1, estão previstas palestras sobre monitoramento de vacas, mercado de suínos — com participação da Cooperativa Aurora — e sucessão familiar. Já o Miniauditório 2 abordará sustentabilidade, com foco no mercado de carbono e intensificação sustentável. O dia termina com a premiação do Concurso de Silagem da Fundação ABC, que reconhece os melhores resultados na produção de silagem de milho — insumo essencial para a alimentação de rebanhos leiteiros.

A ExpoFrísia 2025 reafirma o papel estratégico das cooperativas no agro brasileiro e celebra, com otimismo, o centenário de uma das mais tradicionais do país.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.