Em clima de centenário, Frísia realiza ExpoFrísia 2025 e Digital Agro com foco em inovação, sustentabilidade e futuro do agro
Da Redação
Carambeí – O município será palco até sábado (26) de um dos eventos mais relevantes do agronegócio paranaense, a 18ª edição da ExpoFrísia, que neste ano vem acompanhada do Digital Agro. A realização é da Cooperativa Frísia, que em 2025 comemora 100 anos de fundação, e reforça o papel do cooperativismo como motor de modernização, inovação e sustentabilidade no campo.
Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento ocorre no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí. A feira reúne produtores, especialistas, lideranças do setor e empresas, com uma programação que contempla desde debates sobre sustentabilidade e certificações até tendências tecnológicas e comerciais do agro.
Incorporado à programação desde 2023, o Digital Agro reforça o compromisso da Frísia com o futuro do campo. A arena temática, aberta nos dias 24 e 25, traz palestras técnicas, iniciativas de inovação e espaço para a troca de experiências. O destaque do dia 24 é a palestra magna do ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, às 16h. Com sólida trajetória tanto na vida pública quanto na produção rural, Cabrera abordará a modernização do agro brasileiro e a busca por maior competitividade internacional.
No mesmo dia, a partir das 8h30, acontece o Fórum de Comunicação das Cooperativas Paranaenses – ComunicaCoop, reunindo profissionais da área de comunicação das cooperativas do estado. A abertura ficará por conta da coordenadora de Marketing e Cooperativismo da Frísia, Sabrina Morello, que falará sobre o planejamento estratégico de comunicação da cooperativa no ano do seu centenário.
Sustentabilidade em pauta
Outro eixo fundamental da ExpoFrísia 2024 é o Fórum de Sustentabilidade, que ocorre na manhã do dia 24. A programação debate estratégias de boas práticas agrícolas, certificações e a nova legislação europeia que impactará diretamente os produtores brasileiros. A partir de 2026, entra em vigor o Regulamento Europeu sobre Desmatamento (EUDR), que proibirá a importação de produtos provenientes de áreas desmatadas após dezembro de 2020 — sejam essas áreas legalizadas ou não.
“A grande novidade do Fórum é a palestra sobre essa nova regulamentação da União Europeia, que pegou muitos produtores de surpresa”, explica Francis Bavoso, gerente de Sustentabilidade e Assistência Técnica da Frísia. O evento terá ainda a apresentação do programa Fazenda Sustentável Frísia, da certificação RTRS e um estudo de caso sobre gestão rural com foco em pessoas, processos e recursos.
Mercado, genética e reconhecimento
Durante os três dias de evento, a ExpoFrísia ainda contará com painéis sobre mercado de grãos, leite e finanças, exposição de animais de alto padrão genético, equipamentos de última geração e a tradicional premiação “Destaques do Ano”, que reconhece os produtores que se sobressaíram em desempenho, inovação e sustentabilidade.
A cerimônia oficial de abertura da feira está marcada para as 17h de quinta-feira (24), com a presença de autoridades locais, estaduais e lideranças cooperativistas.
A ExpoFrísia 2024 e o Digital Agro consolidam Carambeí como um dos centros do agronegócio brasileiro. Num momento em que o mundo discute segurança alimentar, meio ambiente e produção eficiente, a feira da Frísia propõe um olhar para o futuro com base nos pilares que sustentaram seus primeiros 100 anos: cooperação, inovação e responsabilidade.