Da Assessoria
A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura realizou na sexta-feira (9), na região do Imbuial, a primeira transferência de embriões em bovinos de leite. Os embriões são oriundos de vacas de leite das raças Jersey e Girolando.
De acordo com o médico veterinário Ricardo Droher, para receber o embrião, o animal deve ter produção máxima de 600 litros de leite por dia em média no ano; as receptoras devem estar com exames sanitários em dia; vacina reprodutiva (IBR/BVD/Leptospirose/Campilobacteriose) com no mínimo de duas doses anuais; precisam ser aprovadas pelo exame ginecológico pelo médico veterinário da secretaria; ser aprovadas quanto saúde, escore de condição corporal e bem estar. Já o produtor precisa ter estrutura adequada para contenção dos animais e oferecer alimentação adequada aprovada pelo técnico da secretaria. “O produtor precisa ter a estrutura adequada e cumprir os requisitos necessários para a transferência dos embriões. Futuramente, este produtor também poderá vender reprodutores, filhos destes embriões para produtores no entorno dele que estejam em um nível de produção, genética e estrutura inferior a dele”, explica.
Projeto
A transferência de embriões faz parte do projeto de Incentivo e Apoio à Bovinocultura e Bubalinocultura de Leite para ampliar as opções de renda dos produtores rurais e disponibilizando um alimento de alta qualidade para a população.
O projeto apoia a inseminação artificial em animais do rebanho bovino e bubalino de leite com a compra as doses de sêmen de touros provados para o melhoramento genético dos rebanhos; presta orientação técnica no manejo para aumento da produção, reprodução e condições sanitárias do rebanho, e incentiva o associativismo e o cooperativismo.
Participam do projeto 30 agricultores familiares e produtores rurais que fazem parte das associações de produtores e que dispõem de condições e instalações adequadas na propriedade para a criação dos animais e execução dos trabalhos.