Cooperativa Frísia e Polícia Ambiental do Paraná fortalecem educação e consciência ecológica com o programa Força Verde Mirim em Carambeí
Iniciativa forma nova geração de multiplicadores ambientais e amplia vivências de estudantes com ações teóricas e visitas a instituições
Da Assessoria
Carambeí – Promover a educação ambiental e despertar o senso de responsabilidade com a natureza são os principais objetivos do programa “Força Verde Mirim”, desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Paraná em parceria com a Cooperativa Frísia e apoio da Secretaria de Educação de Carambeí (PR).
Na Escola Municipal do Campo Maria de Jesus Ruth de Lima, na comunidade de Catanduvas, 34 estudantes do 4º e 5º anos participam da iniciativa. O programa é realizado ao longo do ano letivo, com encontros conduzidos pelos policiais ambientais, que utilizam uma apostila especialmente desenvolvida com temas como preservação da fauna e flora, reciclagem, conservação dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.
Coordenador de Sustentabilidade da Frísia, Jean Andrusko explica que um representante da cooperativa acompanha as visitas que os estudantes realizam. “Eles recebem instruções de cidadania, preservação do meio ambiente e um direcionamento para uma possível carreira. São trabalhadas as áreas ambiental, social e educacional, junto com a equipe da Polícia Ambiental. Os próprios pais nos dão uma devolutiva, de como os filhos estão evoluindo e a melhora no comportamento”, destaca.
“É um programa muito enriquecedor para nossa escola, que atende principalmente filhos de produtores rurais e de colaboradores das propriedades. As crianças passaram a ter um olhar mais consciente sobre o meio ambiente e também melhoraram o comportamento em sala, já que o programa exige disciplina e compromisso”, comenta a coordenadora da escola, Greice Cristina Oliveira.
Segundo ela, o envolvimento dos alunos vai além das atividades em sala. “Muitos manifestam o desejo de seguir carreiras ligadas à proteção ambiental, como Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros ou Biologia. Eles também sonham em permanecer nas propriedades rurais, mas, agora, com foco em práticas mais sustentáveis”, acrescenta.
O programa, criado em 2007, já formou mais de 2.500 crianças em todo o Paraná. Em Carambeí, é conduzido pelos terceiros-sargentos Gino Cezar Bogute e Jarbas Silvestre Ferreira Sumikawa. A parceria com a Frísia teve início em 2024, formando 33 alunos da Escola Rural Santa Cruz, e segue em 2025 com a Escola Maria de Lima, totalizando mais de 60 crianças atendidas no município.
Entre as experiências deste ano, os estudantes visitaram o 13º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército Brasileiro e o 2º Grupamento de Bombeiros, ambos em Ponta Grossa (PR), onde conheceram de perto a rotina das instituições e aprenderam sobre cidadania e responsabilidade social. Além disso, conheceram o Parque Estadual de Vila Velha. “Muitos alunos nunca haviam saído de Carambeí. As visitas ampliam o horizonte, despertam sonhos e mostram novas possibilidades profissionais”, ressalta Greice.
A Frísia é a patrocinadora responsável pelo fornecimento dos uniformes completos – de boné a tênis -, mochilas, materiais didáticos e alimentação nas atividades externas. A Secretaria de Educação apoia com as instalações escolares e o transporte dos estudantes. As aulas inaugurais e formaturas são realizadas nas instalações da cooperativa, reforçando a integração entre educação, meio ambiente e comunidade.
Para o 3º sargento Gino Bogute, o Força Verde Mirim transforma e marca a vida das crianças. “O programa forma multiplicadores de boas práticas ambientais. E isso só é possível graças à parceria sólida com a Frísia, que acredita na educação como base para um futuro sustentável”, afirma.
“Acredito que, para termos um futuro melhor com a preservação do meio ambiente, a educação tem que ser na base, educar uma criança para que amanhã tenhamos um adulto mais consciente e que desenvolva a sustentabilidade”, complementa Bogute.
O Força Verde Mirim soma 60 horas/aula ao longo do ano, com encontros quinzenais, e aborda temas como fauna, flora, pesca, preservação dos recursos hídricos, reciclagem e gestão de resíduos. Entre seus benefícios diretos estão a proteção do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais, o estímulo a práticas agrícolas mais sustentáveis e o fortalecimento da consciência ambiental.