Castrolanda conquista selo GPTW 2025 e entra para o ranking das melhores empresas para trabalhar

0 46

Da Assessoria

Castro – A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial conquistou recentemente a certificação Great Place to Work (GPTW) 2025, sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Concedido com base na percepção dos colaboradores, o selo reforça o compromisso da cooperativa em oferecer um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e alinhado a um dos pilares do seu Planejamento Estratégico – o Horizonte 2030 –, que é a valorização das pessoas.

Com 2.124 colaboradores atuando nos estados do Paraná, São Paulo e Tocantins, a Castrolanda se destaca por sua atuação nas cadeias produtivas do leite, soja, cevada, milho, trigo, batata, suinocultura e ovinocultura — e agora também por ser referência em gestão de pessoas.

“Mais do que o certificado em si, o que realmente importa é que as pessoas se sintam confortáveis para trabalhar, discutir ideias e se desafiar. Estamos em um momento de transformação, e isso só acontece se houver um ambiente saudável para o diálogo e o trabalho em equipe. A gestão articula, mas quem faz acontecer são as pessoas na ponta”, afirma Seung Lee, diretor executivo da Castrolanda.

O reconhecimento chega a partir da avaliação espontânea dos colaboradores, que apontam níveis elevados de confiança na liderança, oportunidades de crescimento, respeito e orgulho de pertencer. Para a cooperativa, esse resultado reafirma que sua cultura organizacional está alinhada com os objetivos estratégicos de atrair, reter e desenvolver talentos.

“Essa certificação confirma um dos valores da Castrolanda: a valorização das pessoas. Saber que nossos colaboradores se sentem respeitados, têm oportunidades e gostam do ambiente de trabalho é muito significativo. Isso fortalece o engajamento e reflete diretamente em produtividade e retenção de talentos”, destaca Pedro Dekkers, gerente de Gente e Gestão.

Ainda segundo Pedro, o mercado de trabalho hoje é altamente competitivo, especialmente na busca por talentos. “A Castrolanda quer contar com os melhores profissionais do mercado, e sabemos que essas pessoas escolhem onde querem trabalhar. Por isso, sermos reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar aumenta ainda mais nossa atratividade como empregadora”, complementa.

Respeito e propósito

Para a Castrolanda, ser um excelente lugar para se trabalhar vai muito além de benefícios e infraestrutura. É sobre construir relações genuínas, com base na confiança, no respeito e em um propósito compartilhado. Segundo Sthefani Mayer, HR Business Partner da cooperativa, esse ambiente é cultivado diariamente por meio de ações concretas que reforçam a cultura organizacional e o senso de pertencimento dos colaboradores.

Desde o primeiro dia, a integração dos novos profissionais inclui uma visita ao Museu Histórico da Colônia, conectando cada pessoa à trajetória e aos valores que sustentam o cooperativismo. “Além disso, programas contínuos de desenvolvimento, como o Programa de Desenvolvimento de Líderes, fortalecem uma gestão mais próxima, humana e preparada para os desafios do cotidiano. Ciclos estruturados de feedback, rodas de conversa e encontros com a diretoria também garantem espaço para o diálogo, a escuta ativa e a evolução contínua das equipes.

Crescimento interno

Como parte do compromisso com a valorização das pessoas, a Castrolanda estabeleceu metas claras para estimular o crescimento interno de seus talentos. A meta atual é preencher 65% das vagas de liderança com profissionais que já fazem parte da casa — e os resultados mostram que esse objetivo vem sendo superado. Entre janeiro e junho de 2025, 13 posições de liderança foram abertas, sendo que 10 delas foram ocupadas por colaboradores internos, o que representa um índice de 77%.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.