Emerson Teixeira
Nesta sexta-feira (21), a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) realizará cerimônia de premiação para homenagear os criadores de destaque da raça holandesa no Paraná. O evento ocorrerá no Moinho da Castrolanda, a partir das 19h30.
Altair Antônio Valloto, superintendente da APCBRH/PARLEITE, enfatiza a importância da premiação, que reconhece os criadores que se destacaram tanto na saúde quanto na conformação dos seus animais. “Serão premiados aqueles que conseguiram os menores índices de células somáticas em suas categorias, assim como os criadores com vacas classificadas como excelentes e muito boas em conformação”, explicou Valloto. Ele acrescentou que essas vacas, por terem melhor conformação, apresentam maior longevidade e produtividade, além de contribuírem para o melhoramento genético dos rebanhos.
A premiação também reconhecerá a vaca com maior produção de leite durante sua vida produtiva. Segundo Valloto, “em 2023 foram mais de 148 vacas que deram mais de 100 mil litros na vida produtiva”, conta, além dos destaques em gordura e proteína.
Um dos troféus mais cobiçados da noite será o de “Criador Supremo”, concedido a nível nacional para criadores cujas vacas e rebanhos apresentam excelentes resultados em produção e conformação, garantindo longevidade, rentabilidade e lucratividade. “No ano passado, 17 criadores do Paraná receberam esse troféu. No total, serão mais de 115 produtores homenageados nesse evento de premiação”, afirmou Valloto.
A escolha de Castro para a realização do evento não é por acaso. Segundo Valloto, a cidade é uma das sedes alternadas para a premiação, junto com Carambeí, que abriga um dos principais núcleos da APCBRH, em parceria com a Cooperativa Frísia. “Já realizamos eventos em Arapoti, na Capal, mas devido ao grande número de pessoas esperadas, escolhemos o Moinho da Castrolanda desta vez”, explicou o superintendente.