Vinicius Machado
Especial Página Um News*
De 31 de agosto até 9 de setembro, a delegação paranaense composta por 42 membros ligados à agropecuária, sindicatos e autoridades, conheceram em Israel o agronegócio daquele país. A ação foi promovida pelo Sistema Faep /Senar-PR e integra a terceira comitiva das viagens técnicas internacionais a Israel.
No domingo (3) foi realizada a primeira das visitas no Volcani Center, centro de pesquisa e desenvolvimento agrícola nacional, que abriga mais de 200 cientistas em seis institutos. Outra parte da viajem, teve como roteiro a Shafdan Wastewater Treatment Plant, maior planta de estação de tratamento de águas residuais do Oriente Médio. Ela abastece os sistemas de irrigação espalhados por todo o país.
Na terça-feira (6), a comitiva visitou fazenda de gado leiteiro, localizada no norte do país. A propriedade mantém plantel de mil vacas e a produtividade supera a barreira de 60 litros de leite, na média diária por cabeça. Além dessa experiência, os paranaenses também conheceram plantação de bananas, no Vale do Jordão.
Entre as visitas, foram discutidas a negociação da carne de frango brasileira, que deve ser concretizada em breve. Os produtores do Paraná estão tendo contato com os possíveis compradores de Israel. Somente no ano de 2022, o estado paranaense exportou mais de US$ 92 milhões com o país. Já o comércio de importação, ultrapassou os US$ 408 milhões. A área agrícola de Israel é 28,90% de seu território.
Para Maurício Chizini Barreto, presidente do Sindicato Rural Patronal de Tibagi, a experiência foi fascinante e muito importante para os laços Brasil-Israel. “Muitas informações e experiências técnicas. Só tenho a agradecer a Faep, o presidente Agide e a equipe. Tivemos contatos com o embaixador do Brasil em Israel, fomos no Ministério da Agricultura e Ministério de Relacoes Exteriores. Conheci várias tecnologias em energia solar, reciclagem da água e produção em estufa. Também teve a experiência na Terra Santa, Belém e Jerusalém. É uma benção conhecer os lugares onde Jesus passou. Foi uma experiência única e fantástica”, analisa.
Ainda para Maurício, o Brasil e o Paraná tem muito a aprender com Israel. “Eles tem projetos de da para adequar ao pequeno, médio e grande produtores. Lugar onde tecnologia e religião convivem em harmonia. Realmente um lugar único”, finaliza.
Na sexta-feira (8) aconteceu o encerramento, na cidade histórica de Jerusalém.
Dentre os visitantes que compuseram a comitiva estão o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Ricardo Barros; secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Jorge; os deputados federais Pedro Lupion, Sebastião Medeiros e Sérgio de Souza; os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Fábio Oliveira e Luiz Cláudio Romanelli.
*Com Redação