Da Assessoria
Ponta Grossa – O ‘X Congresso de Educação de Ponta Grossa: equidade, inovação e protagonismo infantil’ terá uma série de atrações para a população no Parque Ambiental, desde o dia 7 até o aniversário da cidade, no dia 15. Neste período, haverá a Feira do Livro, palcos para apresentações artísticas, tendas para contar e ouvir histórias, praça de alimentação, cinema e um planetário, todos abertos à população.
“Será um grande evento, que demonstra a imensa riqueza educacional e cultural de nossa rede municipal de ensino, que é capaz de realizações extraordinárias. Toda a população está convidada para conhecer mais nossas escolas, alunos e seus projetos. São eles que levarão nossa cidade adiante pelos próximos 200 anos”, convida a prefeita Elizabeth Schmidt.
A abertura da 10a edição do evento será no feriado do dia 7, quinta-feira, às 14h30, no palco instalado no Parque Ambiental. Em seguida serão abertas as portas da Feira do Livro, na Estação Arte. Na mesma tarde, serão abertos os pavilhões principais do evento: no pavilhão Sinapses Criativas, com 600 m2, os alunos e professores farão exposições de seus trabalhos, com destaque para os projetos dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), projeto English for Kids e Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP), além dos estandes dos CMEIs e Escolas Municipais.
Outro destaque será o Pavilhão da Educação Especial Inclusiva, onde serão demonstradas as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino das crianças com deficiência. A população poderá conhecer o trabalho realizado junto aos diversos públicos da Educação Especial, os trabalhos, os espaços de atendimento da cidade – entre eles o da rede municipal de ensino – e informar-se sobre esta prática.
“O Congresso de Educação tem três grandes eixos, sendo um deles um grande programa formador para todos os profissionais da Educação, especialmente mas não somente para os professores, com mais de 60 eventos, visando sempre melhorar o aprendizado dos alunos. O segundo eixo é uma grande mostra do trabalho realizado em nossos CMEIs e Escolas ao longo de todo o ano, com os projetos construídos, onde os alunos demonstram seu protagonismo conversando com a população. E um terceiro é envolver a comunidade com essa educação que ensina e humaniza, oferecendo este contato diferenciado onde a população da cidade se aproxima de nossos alunos e reconhece neles o futuro de nossa cidade”, analisa a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.
Confira as outras atrações:
Contação de histórias
Nas tendas de histórias, todos os públicos poderão se divertir, sonhar e se emocionar com as contadoras e contadores. As tendas estarão abertas diariamente, em vários horários.
Planetário
De 7 a 12, o X Congresso recebe o Urânia Planetário, com seis sessões diárias. Nele, os alunos se sentirão como se estivesse em uma viagem pelo universo, em pleno Parque Ambiental. Uma aventura cheia de ciência e emoções.
Painéis dos professores
Ao lado da Estação Arte, na esquina do Terminal Central, a população poderá conversas com professores da rede municipal de ensino sobre os diversos projetos e experiências realizados nas escolas, durante a exposição de pôsteres.
Saúde
O público terá à disposição a tenda de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), podendo participar de sessões de auriculoterapia, quick massage, yoga, aromaterapia, fitoterapia, terapia familiar e terapia comunitária integrativa, entre outras, das 9 às 17 horas.
Encontro de Bibliotecários
Nos dias 12 e 13, o X Congresso recebe a programação do Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais, com conversas de autores com o público, às 9 horas nos dias 12 e 13 e às 16 horas no dia 13.
Cinema
O Cine Celebrar também estará no evento, para as comemorações dos 200 anos de Ponta Grossa, com exibições dias 7, 8 e 9, das 18 às 21 horas.