Da Assessoria
Durante o mês de agosto a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, com recursos do Conselho Municipal do Meio Ambiente e em parceria com o setor de Geoprocessamento, realizou estudo batimétrico em corpos d’água do município.
Foram escolhidas para realização do estudo áreas com pontos críticos de assoreamento dos corpos hídricos – o Rio Iapó, na região da Prainha, e Rio São Cristóvão, na região do Parque Lacustre I e II, que são utilizados pela população para lazer e recreação.
A batimetria é uma técnica que permite o mapeamento da topografia subaquática dos corpos d’água, como lagos, lagoas e rios, e que identifica a profundidade e a configuração do leito. Com o estudo detalhado é possível mensurar com precisão o volume de sedimentos e detritos acumulados no leito dos corpos d’água, o que facilita o planejamento de ações de dragagens estratégicas, visando a melhoria do fluxo e do nível dos rios e lagos para minimizar o risco de enchentes e alagamentos em períodos chuvosos.