Da Assessoria
Na manhã de terça-feira (08), durante a realização do Agroleite, a Cooperativa Castrolanda sediou o encontro da Aliança Láctea Sul-Brasileira, que contou com a presença de membros dos Sindicatos do Leite do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, autoridades, entidades e produtores da cadeia leiteira.
Durante o encontro, que tinha como pauta os desafios da produção da cadeia leiteira nacional, os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre o processo de qualidade do leite produzido pela Castrolanda, apresentado pelo Gerente do Negócios Leite, Eduardo Marqueze Ribas, e do trabalho de intercooperação da Unium, pelo Coordenador Comercial das Indústrias Lácteas, Rogério Marcus Wolf.
“É uma grande honra receber tantas entidades e produtores da cadeia leiteira aqui na Castrolanda, principalmente pela possibilidade de podermos mostrar a todos um pouco do trabalho realizado pela cooperativa no setor e pela troca de conhecimento com entidades que são referências na produção do leite”, declarou Armando de Paula Carvalho Filho, Vice-Presidente da Castrolanda.
No decorrer do evento, o Coordenador da Aliança Láctea Sul-Brasileira, Airton Spies, destacou a importância da Castrolanda como uma referência na produção do leite nacional, tendo o Agroleite como a “maior vitrine da cadeira leiteira no país”.
Estiveram presentes também Wilson Thiesen, Presidente Executivo do Sindileite Paraná; Ronei Volpi, Presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP e da Comissão Nacional da Bovinocultura de Leite da CNA; Elizabeth Nogueira Fernandes, Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite; Otamir Cesar Martins, Diretor Presidente da Adapar, entre outros.
Após o encontro, o grupo seguiu para a cerimônia de abertura oficial do Agroleite 2023 na Expo Center Castrolanda, momento em que foi assinado o termo de prorrogação do protocolo de intenções entre o CODESUL, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, e a Aliança Láctea Sul Brasileira. Norberto Ortigara, secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representou o Governador Carlos Massa durante o ato de assinatura.
A Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB) é um Fórum Permanente criado em 2014 através de um Protocolo assinado pelos governadores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de promover discussões, apresentar sugestões e estimular ações que contribuam para o desenvolvimento da competitividade e sustentabilidade da cadeia produtiva do leite na região, atuando principalmente na resolução de problemas comuns e aproveitamento de oportunidades do setor.
Serviço: O Agroleite 2023 é um evento organizado pela Cooperativa Castrolanda e está em sua 23ª edição. Acontece em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, de 08 a 11 de agosto. O expediente diário dos expositores é das 8 às 19 horas e os portões fecham às 19. A entrada é gratuita. Toda a programação está disponível no site www.agroleitecastrolanda.com.br. Conforme definido pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Castro, nos dias de evento a entrada de visitantes se dará apenas pela PR-340 e saída pela Avenida Marly Rolim (estrada do colégio agrícola).
Parceria e patrocinadores Diamante: O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro. Na cota diamante o Agroleite 2023 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Grupo Calpar, Cogent Brasil, Confort Sol, Coonagro, Inpasa, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork, Sicredi, Tetra Pak, Trouw Nutrition e Vence Tudo.