ENTREVISTA: Secretário esclarece dúvidas em relação ao Estar Digital

0 0

Da Redação

Uma semana após o início da cobrança do uso das vagas na área de Estacionamento Regulamentado de Castro, por meio do Estar Digital, a população ainda está se adaptando a nova realidade e várias dúvidas foram enviadas a redação do jornal Página Um News que entrou em contato com o secretário municipal de Segurança Pública, Antônio Sérgio de Oliveira, para saber sobre os motivos da ampliação da área de cobrança e também uma avaliação desse período do retorno com o sistema digital.

PÁGINA UM NEWS – Qual o motivo que levou a ampliação da abrangência do Estar, um questionamento é em relação às ruas que prevalecem à área residencial, com menos estabelecimentos comerciais, qual a intenção com isso?

Secretário Antônio Sérgio de Oliveira – Não é que aumentamos para área onde não tem comércio e tem só moradias, nessas vias, se não fizermos isso, elas vão ficar tomadas, abarrotadas o dia todo, com o pessoal estacionado, dificultando até para as pessoas que moram nessas vias e tem uma garagem para entrar, eles [motoristas] não estão respeitando nem as garagens das pessoas. Então esta medida que tomamos para que evitar que as pessoas deixem seus veículos o dia todo naquela área, não foi por arrecadação, nem por nada, o fato é justamente se nós não colocarmos ali, eles vão estacionar e vai ficar o dia inteiro veículos lá.

P1 – Uma dúvida dos motoristas é quanto à aplicação de multas em vias que não possuem sinalização horizontal, como demarcação de estacionamento, no chão. Muitas ruas tem calçamento e não tem essa demarcação?

Secretário – O Código de Trânsito Brasileiro no artigo 90 fala sobre sinalização horizontal e vertical, hoje o entendimento do Código de Trânsito diz que se tiver sinalização horizontal ou vertical já pode fazer a notificação, mas isso não quer dizer que nós não vamos fazer, vamos sim, mas por enquanto nós não estamos demarcando nada, não estamos multando, simplesmente nós estamos colocando e demarcando onde tem [vaga para] o idoso, [vaga para] 15 minutos, cadeirantes. Estamos sinalizando essas vagas, mas com certeza não vamos fazer multa.

P1 – Qual a avaliação que o senhor faz dessa primeira semana do retorno do Estar?

Secretário – Muito está se falando sobre o comércio, eu vejo isso como uma parte boa, ele [Estar] está abrindo vagas para o comércio, você vai às ruas de comércio hoje tem vagas, e digo, não só em vias de comércio, hoje nós encontramos vagas, pois tem a rotatividade e as notificações, mas as multas não estão acontecendo, é muito pouco, o condutor está fazendo uso do aplicativo e não estão saindo multas, são raras. Outra situação, não houve aumento nos valores de notificações e na compra de estacionamento.

P1 – Uma novidade é o carro do Estar Digital que percorre as ruas com câmeras nos tetos, porque das câmeras? São carros novos?

Secretário – Nós temos um veículo do Estar Digital percorrendo as ruas com câmeras na parte superior, são quatro câmeras e essas câmeras que fazem a visualização dos veículos estacionados e a partir dessa visualização elas encaminham a informação para nosso terminal, aonde nós vamos validando as notificações. São carros locados para o Estar Digital, só tem o logo porque estão a serviço da prefeitura.

P1 – O que mudou? Quantos quarteirões ou ruas tinham o Estar, e qual foi a área ampliada?

Secretário – Nós tínhamos cerca de 35 quadras que nós fazíamos antes, hoje nós estamos com a média de 68 quadras. Na Vila Rio Branco somente na Rua Javert Madureira, onde o comércio é mais latente, posteriormente pode ser que seja ampliado para a Cruz Machado, mas está sendo estudado isso, nada que seja agora, mas está havendo estudo para que se produza maior estacionamento e de mais chance para as pessoas, produza esse rodizio”.

P1 – A ampliação para locais com predominância de residências, não penaliza demais os moradores?

Secretário – Não avalio como penalizar moradores, nós não vemos dessa forma, normalmente os moradores tem suas garagens, o motorista estaciona e fica o dia todo lá com o veículo em frente à garagem, o morador, em muitas vezes, não consegue nem sair da garagem dele, então não vejo como penalização, até o momento não vi morador reclamando, não vimos isso.

P1 – Na avaliação desta primeira semana de operação, existe algo para ser corrigido?

Secretário – Por enquanto não tem nenhum tipo de correção para ser feito, o Estar Digital é uma inovação, todos estão de comum acordo que o Estar Digital já chegou à maioria dos municípios, que não trabalham mais com o cartãozinho, todos com o sistema digital. Nós temos que dar também o direito das pessoas que residem próximas do Centro, das áreas que estão sendo feito o Estar Digital, de estacionar. Ah, mas tem que pagar para estacionar, infelizmente sim, se o povo se ajeitasse, mas ele não faz, a própria pessoa estaciona o carro o dia todo não da o direito de outro estacionar. Não avalio como penalização, nós estamos criando um novo sistema. Quanto à situação de correção, tem alguma coisa quanto a idosos que nós temos que rever a lei, essas e outras coisas que estamos vendo para fazer a correção.

Foto: Sandro Adriano Carrilho

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!