Vereadores mirins são eleitos nas escolas municipais de Castro

0 5

Da Assessoria

Um clima atípico tomou conta de algumas das escolas municipais de Castro na manhã de quarta-feira (28). A presença de urna eletrônica, fila de eleitores com título em mãos e a expectativa de quem se apresentava para a missão cidadã de votar pela primeira vez, transformou o cenário, para as eleições do Parlamento Jovem.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Fórum Eleitoral de Castro e tem como objetivo a eleição de alunos de escolas municipais para o cargo de vereadores mirins. Depois de aprenderem sobre a importância do voto consciente, sobre direitos e deveres dos eleitores e de candidatos em período de campanha eleitoral, sobre a relevância de o eleitor atuar como fiscalizador do trabalho dos eleitos, e, sobre o papel dos representantes do Legislativo Municipal, os estudantes de 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental assumiram o papel de eleitores, e os dos 4ºs anos, de candidatos. Após o pleito, os eleitos irão representar a comunidade escolar na Câmara Municipal.

Em cada uma das escolas participantes do projeto – Escola Dr Jahyr LopesEscola Professora Dalila AyresEscola Jardim Bela Vista e Escola Professor José Antonio Flygare Telles (CAIC) – foram eleitos de dois a quatro vereadores mirins, que irão acompanhar o trabalho dos parlamentares castrenses, dentro da Casa de Leis, a partir do segundo semestre deste ano. Junto ao Legislativo, os estudantes também terão a oportunidade de desenvolver projetos de lei, que se forem viáveis e receberem anuência da Câmara, poderão ser aprovados e seguir para sanção do Executivo.

Para o diretor da Escola Jardim Bela Vista, Rodrigo Aparecido Nunes dos Passos, um dos aspectos mais interessantes no projeto é a contribuição que ele pode oferecer para a formação de consciência dos alunos. “Achamos bem interessante o projeto para a formação social e de cidadania deles. Eles começaram a refletir sobre as necessidades da escola, e começaram a analisar de que forma podem contribuir para trazer melhorias para a escola, passaram a ter outra visão enquanto crianças, e enquanto pessoas que utilizam o espaço”, ressaltou.

O projeto

Para participar do projeto foram selecionadas quatro escolas municipais que ofertam aulas em período integral. O processo de eleição ocorreu de forma muito semelhante ao de uma eleição municipal comum. Começou com a disseminação do projeto nas escolas – pelos educadores, com acompanhamento do juiz e promotor eleitoral de Castro, e foi seguido pela inscrição dos alunos e comunicação oficial ao Fórum Eleitoral. Foram confeccionados títulos de eleitor para os estudantes, e depois ocorreu a filiação partidária fictícia dos alunos que concorreram às vagas; convenção partidária para definição de candidatos, e cadastro e parametrização das urnas eletrônicas, com os dados dos alunos candidatos. Também foram realizadas campanhas eleitorais dentro das escolas, definição e treinamento dos estudantes mesários, que trabalharam no dia da eleição.

Agora, com as eleições já definidas, o próximo passo é a diplomação dos eleitos, que está marcada para o dia 4 de julho. E, os mais novos vereadores castrenses, estão cheios de expectativas para a nova função. Alguns, ansiosos para conhecer mais sobre o trabalho realizado dentro da casa de Leis, como é o caso de Laura Adacheski de Almeida Kuk (10 anos), da Escola Bela Vista, e outros, mais animados para contribuir com o desenvolvimento de projetos, como a Melissa Cristina de Lima Leal, de 10 anos, da Escola Jair Lopes. “Quero pedir para colocar bolas novas na escola, rede nova de basquete e uma sala de laboratório”, destacou a aluna eleita.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.