Vice-governador Piana fala de investimento no turismo paranaense
Da Redação*
Curitiba – Organizada e promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), a Expo Turismo começou na quinta e se estende até às 18 horas de hoje (16) no Viasoft Experience, em Curitiba, reunindo as principais entidades do turismo regional e nacional, em formato de eventos paralelos, sediando encontros de secretários e autoridades públicas, divulgando tendências, além de promover uma agenda de capacitação profissional voltada para os agentes de viagens.
O evento deste ano tem o formato que o consagrou, combinando feira de negócios, capacitação e atrações para os participantes. Cerca de 350 marcas distribuídas em 125 expositores estarão representadas. A estimativa de público é a melhor possível. Entre os expositores, chama a atenção dos novos como Brasil Sul e Viação Garcia, que trazem seus ônibus para comprovação de qualidade; Grand Suítes Family Resort; Samba Hotéis; Grupo Be Fly, que participa com suas principais marcas como Fly Tour, Qualitours e lança sua consolidadora de hotéis, a Reservia; Fenix Peru Operadora; New Age Tur; Pátria Consolidadora; Machu Pichu Viagens; Arara Campers, que trará um camper para demonstração; Greenpeace, com a missão se sensibilizar para o turismo sustentável; Vila da Mônica Gramado; PaxGo; CEP Transportes, que também está responsável pelo transfer do evento; Vitivinícula Jolimont e Café Bela Esperança. Também haverá o lançamento do Asenza Beach Resort, primeiro resort all inclusive da Paraíba. A listagem completa de expositores está no site do evento.
Abertura
“Chegamos à Expo Turismo Paraná em clima de conquistas. O otimismo fez nosso turismo renascer e hoje toda a cadeia turística está mais forte e mais preparada. E devemos uns aos outros, esta reação positiva”, destacou o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, logo após saudar às autoridades que compuseram a mesa, na abertura.
A Expo Turismo Paraná representa o 27º evento anual da ABAV-PR, que já teve vários nomes que acompanharam a evolução do trade turístico, mas nunca perdeu sua essência.
No evento de abertura marcaram presença a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar; o vice-governador do Paraná, Darci Piana e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo; o secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes; a diretora de Marketing da Embratur, Jaqueline Gil; o presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o diretor de Marketing da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Fabio Skraba; o diretor técnico do Sebrae Paraná, Cesar Rissete, além do deputado estadual Aragão Junior.
O potencial do turismo na economia
Os números do setor de turismo são crescentes e somente nos primeiros quatro meses de 2023, o Brasil já recebeu 75% de todo o volume de estrangeiros que visitaram o Brasil em 2022. “País recebeu 2,7 milhões de turistas estrangeiros nos quatro primeiros meses deste ano e o Paraná foi o quarto portão de entrada destes estrangeiros”, aponta a diretora de Marketing da Embratur, Jaqueline Gil.
O planejamento é um dos principais fatores para a criação de novos roteiros e destinos turísticos. No entendimento do prefeito de Curitiba Rafael Greca, que começou o discurso falando sobre os investimentos que Foz do Iguaçu está fazendo, seja na parte estruturante, hotéis e novos atrativos turísticos, como é o caso da construção de um grande aquário, visando ampliar o número de visitação na cidade e a permanência do turista por mais tempo. “Não adianta falar de roteiros, sem falar de estruturas de hospedagem para oferecer conforto aos turistas, que escolhe o destino para suas férias, seja lazer ou turismo de eventos”, alerta o prefeito.
O vice-governador Darci Piana reforçou o tratamento que o turismo recebe do Governo do Estado, com ações para fortalecer e qualificar o setor em todo o Estado, através de estímulo e capacitação dos municípios. “Trabalhamos em cima desse processo para que o Estado seja protagonista na transformação do Interior, alavancando o turismo em todos os municípios, com investimentos em obras, infraestrutura urbana e outros incentivos”, afirmou.
Um exemplo dessa iniciativa foi o Encontro de Gestores do Turismo, realizado em Curitiba. Outra iniciativa para melhorar a qualificação profissional no setor é a oferta de 4 mil vagas de cursos profissionalizantes, ofertadas gratuitamente à população, em uma parceria do Governo do Estado com a Fecomércio-PR e o Senac-PR.
Piana também afirma que as ações do Governo já refletem o desempenho do setor. Segundo o IBGE, no primeiro quadrimestre o turismo paranaense cresceu 13,7%, segundo maior avanço do País.
Secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes destacou a criação da pasta como uma das principais iniciativas para o setor no Estado. “É um divisor de águas. O Paraná tem cenários fantásticos e o olhar diferenciado do governo estadual voltado para o turismo gera ganhos para o setor. Somamos tudo isso a parceiros estratégicos e juntos seguimos em direção a um futuro promissor, em curto prazo”, disse.
Para o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná (Abrajet PR), Jean Felder, “todo evento que é feito para valorizar o turismo é bem-vindo, ainda mais o evento que une todas as regiões do Paraná. A Abrajet é sempre parceira desses eventos porque nós jornalistas de turismo temos a função de levar todos os destinos turísticos e as atrações do Estado para os leitores do Paraná”.
Governo presente
Os principais destinos turísticos do Paraná e a presença das 19 Instâncias de Governança Regional (IGR) também são os destaques da presença do Governo do Estado na Expo Turismo 2023. O estande ocupa a entrada do pavilhão, onde cada IGR tem seu espaço para atendimento. O objetivo é divulgar os atrativos do Interior do Estado para fortalecer o turismo e movimentar a economia regional.
Organizado pela Secretaria do Turismo, o estande do governo estadual também inclui conteúdos sobre as vertentes Turismo sobre Rodas e Turismo Náutico. O Turismo Rural participa da ‘Vitrine Paraná’, com produtos paranaenses que têm o reconhecimento de Indicação Geográfica.
*Com AE e Flama Comunicação
Imagens: João Marcello Mazzo