Renato de Oliveira
Celebrada há séculos em boa parte do Brasil e tradição centenária em Castro, a solenidade de Corpus Christi reuniu as quatro paróquias locais – Perpétuo Socorro, Sant’Ana, Rosário e São Judas Tadeu, e ainda uma multidão superior a 3 mil pessoas, no feriado católico de quinta-feira (8).
Bem cedo, paroquianos pertencentes a pastorais, movimentos, um batalhão de jovens, crianças e adolescentes, e parte da comunidade em geral das quatro paroquias locais, tomaram as ruas no entorno da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no jardim Colonial, e seguiram pela coronel Jorge Marcondes, no distrito da Vila Rio Branco até a praça do Rosário, para juntos formarem o grande tapete eucarístico, por onde na parte da tarde passaria o Santíssimo, carregando um ostensório. Muita serragem colorida, flores, tampinhas de garrafa, borra de cafe, muita criatividade e disposição, foram aos poucos, dando forma e vida ao tapete eucarístico. Paroco da Rosário, padre Valdenicio, conversou com a reportagem e definiu como momento de fé pública da Igreja a Solenidade de Corpus Christi. Tambem mostrou-se surpreso com a pronta resposta de seus paroquianos. “Isto tudo nos alegra e deixa feliz o nosso coração”, sublinhou.
Ja para Michele Souza Santos que participa da pastoral de eventos da Perpétuo Socorro e esteve envolvida desde as primeiras horas na confecção do tapete Eucarístico, disse que este serviço serve para reforçar a fé, transformado em gesto concreto.
Missa concelabrada
As três da tarde, foi concelebrada uma missa na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presidida por padre Cristiano Marcos Rodrigues, com participação de 7 sacerdotes – padres Franco Allen Somensi, Vandir Santo Freo, Nelson Luis e Herve Koto Mtbuta (Sao Judas Tadeu), Sandro Brandt (Sant’Ana) e Valdenicio e Eleodoro (Rosário), auxiliados pelos diaconos Rubens, Manoel e Emanuel (Rosário) Ricardo e Geraldo (Sant’Ana) e João Chotti (Perpétuo Socorro).
Completamente lotada, muita gente participou da Santa Missa do lado de fora, ocupando as laterais e a praça em frente a igreja.
Durante todo o trajeto da procissão de Corpus Christi, sacerdotes e diaconos se alternaram na condução do Santíssimo. Já perto das seis da tarde, foi dada a benção solene para todas as pessoas que ocupavam a praça do Rosário, benção extensiva também a toda cidade de Castro.