Grupo Marista assume a administração do Hospital Bom Jesus a partir de 1º de junho

0 112

Da Redação

Ponta Grossa – Mesmo com aportes financeiros chegando na última semana, o Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, passa a partir de 1º de junho a ser administrado pelo Grupo Marista, de Curitiba.

O valor da negociação não foi informado, mas a Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada deixaria o controle do hospital. Com problemas financeiros há anos, o Bom Jesus ameaçava fechar. Além de atrasos com pagamentos de funcionários e médicos, não honrava contratos e vivia em meio a falta de insumos para atendimento de seus pacientes, recorrendo quase sempre aos demais hospitais da cidade em busca de ajuda.

Após dez dias de muita apreensão e conversas de bastidores, uma reunião na manhã desta quarta-feira (24), na sede Bom Jesus, tranquilizou os funcionários quanto a possíveis demissões, reafirmando a mudança a partir de junho. Todos os colaboradores, em torno de 450, serão mantidos, teria garantido a gerência do hospital aos coordenadores do hospital, que por sua vez, repassaram a informação aos funcionários.

Grupo Marista

Na área da saúde, o Grupo Marista administra dois hospitais na capital do Paraná, o Hospital Marcelino Champagnat e também o Hospital Universitário Cajuru, primeiro e maior hospital pronto-socorro do Paraná, tendo como especialidade os procedimentos cirúrgicos, sendo referência em traumas e implantes renais.

A reportagem do portal e jornal Página Um News está buscando mais informações quanto a essa negociação, junto às direções do Bom Jesus e Grupo Marista.

História do Bom Jesus

A Associação Hospitalar Bom Jesus é uma entidade beneficente, filantrópica e religiosa, pertencente à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Em 1960 o Pe. Rafael Lototski, pároco, da Igreja Transfiguração de Nosso Senhor, sabendo do anseio do médico Dr. Bartolomeu Lisboa em melhorar a saúde da comunidade de Ponta Grossa, sugeriu a construção de um hospital no terreno da Congregação das Irmãs, situado em frente à Igreja.

Fechada a negociação com relação ao terreno, o acordo compreendia a incluía o trabalho das Irmãs desde o primeiro dia de sua abertura. Para efetivar a construção, o Dr. Lisboa contou com o auxílio dos empresários: Domingos Gnata, Mariano Chafka, Nicolau Schafranski, Sebastião Tramontim e Vitor Novelin.

Dois anos depois, em 22 de abril de 1962, concluiu-se a primeira parte da obra do Hospital Bom Jesus (HBJ), e ele foi colocado à disposição do público. Sob a coordenação geral, clínica e administrativa do Dr. Bartolomeu Lisboa, os demais serviços ficaram sob a responsabilidade das Irmãs Paula Leuch, Ir. Nicodema Snak, Ir. Petronila Lukavei e Ir. Dária Ratuchnei.

O hospital foi colocado à venda, em dezembro de adquirido pela Irmã Bartoloméia Feduz, Superiora Provincial das Servas de Maria Imaculada, desta data em diante, as Irmãs terminaram a construção iniciada e ampliaram o HBJ, investiram em equipamentos, materiais médicos hospitalares e recursos humanos.

A dedicação e o amor da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, consagrou uma vocação despertada desde seus mais antigos alicerces, exercida com profissionais visionários e pioneiros no protagonismo, incomparáveis na prestação de serviços inovadores e a frente de seu tempo em Cardiologia, o Hospital Bom Jesus passa a se chamar Hospital do Coração Bom Jesus (HCor Bom Jesus) a partir de 02 de setembro de 2020

Hoje, o HCor Bom Jesus, atende diversas especialidades médicas de excelência já reconhecidas, como a cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia vascular, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica, neurologia e neurocirurgia, otorrinolaringologia, urologia, oncologia clínica e cirurgia, entre outras, além de atender mais de um milhão de habitantes, direcionados através da 3ª Regional de Saúde, 4ª Regional de Saúde e 21ª Regional de Saúde do Paraná, através do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme contrato com o Estado.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.