Emerson Teixeira
Carambeí – A Prefeitura Municipal havia publicado há aproximadamente 15 dias um alerta pela baixa adesão da vacina contra a gripe e o cenário apresentou uma tímida melhora, já a vacinação da bivalente contra o Covid-19 também segue com baixa procura pelo imunizante.
A enfermeira Gisele de Paula Machado, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, relata que com a redução da idade do público alvo da vacinação para 18 anos teve um aumento na procura pelo imunizante, mas que está longe do cenário ideal.
Até o momento, considerando idosos, imunossuprimidos, funcionários da saúde, pessoas com comorbidades, gestantes, BPC e público em geral, só 1.457 pessoas procuraram as salas de vacinas para receberem o imunizante. Esse número está muito abaixo do total que é de 13.992 pacientes. Para efeitos de comparação, utilizando dados de um público específico, com comorbidades, o número de pacientes que deveriam ser imunizados é de 1.435 e apenas 169 foram imunizados.
A enfermeira alerta que o pós pandemia apresenta esse cenário de tranquilidade justamente por conta da imunização da população. “Está bem baixa a procura, acho que é comodismo devido às baixas internações, a qual se deve justamente devido a vacinação contra a Covid-19. Devemos continuar vacinando para manter a proteção das novas cepas do vírus. A bivalente é justamente a vacina que protege contra as duas cepas do vírus. A do vírus original e a cepa da variante ômicron”, enfatiza.
Gripe
A vacinação contra o vírus Influenza apresentou pequena melhora nos números e nesta terça-feira estava com 45,95% das doses aplicadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é chegar em 90%.
A enfermeira descreve que receberam nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde para ofertar a vacina Influenza para toda a população não vacinada, o que inclui bebes a partir de seis meses. “Estamos ofertando a vacina em todas as UBS [unidade básicas de saúde] do município das 08 às 11h30 e das 13 às 15h30. As crianças, especialmente de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, são atendidas nas salas de vacinas do município localizadas na UBS Boqueirão, UBS AFCB e Centro Municipal de Saúde, para a carteira de vacinas ser analisada e se por ventura tiver vacina em atraso, deste modo, atualizamos a dose”, explica.