Emerson Teixeira
Carambeí – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no mês de março a imunização da população com a vacina Bivalente Covid-19 pelos públicos prioritários. Após mais de um mês de atendimento o cenário é de baixa procuração pelo imunizante.
Segundo os dados da secretaria, até o momento, foram aplicadas pouco mais de 410 doses da bivalente que protege contra o vírus da Covid-19. O alvo nesse período foram os idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas.
A adesão está abaixo do esperado, fator que preocupa a secretária municipal da pasta, Simone Andrusko. “Estamos preocupados com essa baixa adesão da vacina contra o Covid-19, a bivalente, por isso ressaltamos a importância dessa vacina, principalmente agora com a mudança de clima aumentam o número de casos de síndromes gripais, também teve o início da vacinação contra gripe, queremos reforçar a importância do uso de máscara, álcool gel, e evitar locais de aglomeração”, enfatiza a secretária.
A vacinação da bivalente Covid-19 ocorre nas terças e quintas-feiras, na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde e também na Unidade Básica de Saúde do bairro AFCB.
Descentralização
Na próxima segunda-feira (10) uma equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde estará na Escola Rural Municipal Santa Cruz, no período da manhã, das 9h às 11 horas, para aplicar as doses das vacinas contra a Covid-19, a bivalente e contra a gripe.
O público alvo dessa ação são os idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos com mais de 12 anos e os portadores de deficiência permanente com mais de 12 anos. Também será uma oportunidade para os pais atualizarem a carteirinha de vacinação de seus filhos, crianças e adolescentes. É necessário apresentar a carteira de vacinação e CPF.
Gripe
A campanha de vacinação contra a gripe iniciou no dia 3 de abril e segue até 31 de maio na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde, e nas unidades de saúde do Boqueirão, Jardim Brasília, Jardim Novo Horizonte e AFCB.
Na campanha 2023, fazem parte do público alvo crianças com seis meses a menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, doentes crônicos, puérperas, professores, trabalhadores do transporte coletivo, profissionais de saúde, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente e profissionais das forças de segurança.
A aplicação da dose do imunizante na Sala de Vacinas do Centro Municipal é mediante a distribuição de senhas até as 15 horas, para atendimentos até as 16 horas. Nas unidades de saúde dos bairros as doses são aplicadas das 9h às 11h30 e das 14h às 15h30.