Emerson Teixeira
Carambeí – A partir desta quinta-feira (16) os pacientes da área de psiquiatria passam a contar com atendimento médico especializado no Centro Municipal de Saúde, fruto de convênio da Prefeitura Municipal com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais – CimSaúde.
O presidente do Consórcio e prefeito de Arapoti, Irani Barros, destaca que uma das propostas da nova gestão do CimSaúde 2023/2024 é levar o atendimento mais perto de cada município. “Fiz o pedido para que fosse realizado levantamento de todos os municípios que integram a Terceira Regional e da 21ª, os secretários estão fazendo esse trabalho e já apontaram alguma dessas deficiências que seria esse atendimento, como é o caso de Carambeí, e também o CEO, Centro de Especialidades Odontológicas”, conta.
Irani ressalta que levar o atendimento mais próximo dos pacientes está em consonância com a política do Governo do Estado, “de fazer a regionalização do atendimento de saúde. Nós vamos trabalhar para fazer o atendimento mais próximo do usuário, ainda estamos fazendo um diagnóstico, um levantamento para verificar as necessidades da área de cada município, mas queremos implementar o mais rápido possível, realizar mutirões de atendimento, de consultas de especialidades, fazer o usuário ser atendido mais perto de casa”, enfatiza.
A secretária municipal de Saúde, Simone Andrusko Collantes, explica que toda quinta-feira, no período da tarde, serão disponibilizadas 20 consultas através do convênio com o Cimsaúde. “O município cede o espaço para o profissional realizar o atendimento dos pacientes”, ressalta.
“O atendimento em Carambeí vai proporcionar mais comodidade e conforto, evitando o deslocamento dos pacientes até a cidade de Castro. A vantagem que o médico atenderá só os pacientes daqui, não atenderá outros municípios”, disse a secretária. Ela conta que o município já está nas tratativas com Cimsaúde para trazer outros especialistas, o próximo que deverá atender no município é o gastroenterologista.
De acordo com a secretária, o atendimento em Carambeí seguirá a fila do agendamento do Cimsaúde. Ela acrescenta que o paciente que necessita de atendimento psiquiátrico deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, agendar uma consulta, e um clínico geral fará o encaminhamento.