Matheus de Lara
Os estudantes castrenses que precisam de auxílio transporte para curso superior, técnico e profissionalizante, presenciais ou semipresenciais, que residem no município e precisam se deslocar do interior até a cidade ou de Castro até Ponta Grossa, já podem, desde às 9 horas desta segunda-feira (13), se inscreverem na Secretaria Municipal de Educação. Como nos anos anteriores, estão sendo concedidas 40 bolsas de auxílio transporte no valor de R$ 350, a serem repassados em dez parcelas ao longo do ano. Os interessados devem se inscrever até a sexta-feira (24), às 16 horas. A Comissão Permanente de Seleção publicará o resultado preliminar da seleção no dia 2 de março, e a publicação do resultado final com os nomes no dia 7 de março.
Para concorrer a uma das vagas, o concorrente deve apresentar os documentos originais, cópia autenticada ou cópias simples acompanhada do original. Alguns dos documentos exigidos são, cópia do documento de identidade e CPF; uma foto 3 por 4; comprovante de renda dos membros da família ou declaração; comprovante de residência (em caso de imóvel alugado, ou financiado, deverá apresentar cópia do contrato ou do recibo de pagamento); laudo médico e exames comprobatórios de deficiência física, se for o caso; comprovante de matrícula no curso declarado; comprovante com dados da conta corrente em nome do estudante, na Agência Caixa Econômica Federal de Castro e folha resumo atualizada do Cadastro Único – Cadúnico, além de outros documentos como a ficha de inscrição, termo de ciência e responsabilidade, e declaração de renda informal.
Auxílio Transporte
O auxílio transporte é uma das pautas que são debatidas pelos vereadores de Castro. O vereador Mauricio Kusdra (PSB) descreve que o auxílio existe desde 2017 e que o número de estudantes beneficiados são muitos. Sobre se o transporte desses alunos é oferecido van, ônibus, ou um vale de R$ 350, explica que “é oferecido um subsídio que cai na conta do aluno, mas um dos critérios para seleção é que tenha conta na Caixa”. Argumenta que o auxílio, neste ano, está sendo mais divulgado e acredita que a procura passará do número de vagas ofertadas. “Se isso acontecer, verificamos o número e a possibilidade orçamentária do município para atender a demanda”, comenta Kusdra.
Mauricio acrescenta que qualquer estudante pode se inscrever, desde que tenha o Cadúnico, e que durante a seleção, os estudantes que se inscreveram, também irão receber visita de uma assistente social na residência, para verificar o que foi colocado em documento. Para o vereador, a procura do auxílio vem bastante de regiões periféricas do município, sendo uma delas o Jardim Alvorada. Kusdra lembra que o aluno que utiliza o benefício, precisa periodicamente apresentar notas de pagamento do transporte utilizado, e documento de frequência no estabelecimento de ensino, “se isso não for feito, a pessoa é cortada do programa e libera vaga para outro estudante”.
O vereador também destaca que o projeto é algo inovador para a cidade, uma vez que não é apenas um projeto educacional, mas também social. “O ideal seríamos ter universidade em Castro, mas como ainda não foi possível, o mínimo que a cidade pode fazer é ajudar o estudante a ir para fora. Por outro lado, publiquei um artigo sobre a evasão juvenil da cidade, e assim o auxílio visa combater isso, pois faz com que o estudante permaneça aqui ao invés de ir embora. Para a cidade, a longo prazo, isso se torna vantajoso, por podermos ter mão de obra qualificada em diferentes áreas, e ter pessoas do nosso próprio município”, conclui Mauricio Kusdra.