Dejetos de animais são lançados pela segunda vez no Rio Tamanduá

0 13

Emerson Teixeira

Carambeí – A cena se repetiu na manhã deste domingo (29) no Rio Tamanduá, localizado no interior do município, nas proximidades da localidade de Mangabeira. A água estava com coloração escura, tomada por espuma, exalando mau cheiro, o que indica o lançamento de dejetos de animais no rio. Na última semana foi à segunda vez que moradores denunciam a ocorrência.

Morador da cidade publicou vídeo, em grupo de WhatsApp que reúne moradores do município, denunciando o caso. “Olha só, hoje dia 29, dez para as onze da manhã, olha a situação que está o rio de novo, é o seguinte, não quero prejudicar ninguém, só gostaria de saber o porque está acontecendo isso, toda semana quase, eu estou num poço [do rio] dentro da chácara, mais para baixo está pior ainda, gostaria de saber se é normal isso, se não prejudica o rio, o cheiro está forte”, questiona o morador.

Ainda no domingo (29) a Prefeitura de Carambeí emitiu nota sobre a ocorrência, alertando quanto ao banho e pesca no rio e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estava monitorando a situação. “Nesta manhã de domingo, dia 29 de janeiro de 2023, o secretário de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer, recebeu nova denúncia da presença de dejetos de animais na água. Foram colhidas amostras para análise que possibilitarão a apuração, se houve ou não a contaminação do rio. A SMA informa que acionou a Força Verde, órgão de fiscalização ambiental. O caso está sendo apurado e todas as medidas administrativas cabíveis serão tomadas”, declarou em nota.

Em contato com a Polícia Ambiental, a informação repassada é que os policiais se reúnem no início da tarde desta segunda-feira (30), às 13h30, com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para tratar da investigação do crime ambiental.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!