Emerson Teixeira
Carambeí – Após a empresa Eco Verde abandonar o serviço de coleta convencional de lixo na cidade, a Prefeitura de Carambeí contratou em caráter emergencial a Zero Resíduos que retomou, na manhã desta segunda-feira (9), os serviços e trabalha para regularizar a situação após a cidade ficar cinco dias sem a coleta de lixo.
De acordo com a prefeita Elisangela Pedroso a empresa trabalha para eliminar o material acumulado. “Iniciaram os trabalhos pela Vila Mariane, Lajeado e Boqueirão e hoje irão fazer AFCB, Centro, Eldorado e Novo Horizonte se der tempo, pois com o acúmulo de lixo estão demorando mais que o previsto em cada bairro”, explica.
Segundo a prefeitura a expectativa é de que a coleta urbana e rural retome o seu cronograma normal a partir de quarta-feira, dia 11. “O caminhão já está percorrendo os bairros, há pelo menos 40 toneladas de lixos acumulados em toda a cidade”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer.
O secretário elogiou a colaboração da população nestes dias em que não houve a coleta. “Boa parte da população entendeu que era uma situação atípica, e ainda colaborou acondicionando corretamente os sacos e as sacolas com lixos para que não fossem espalhados nas vias públicas”, afirmou.
Separe
A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população para que execute a separação correta de lixo orgânico do reciclado. O lixo orgânico deve ser entregue ao caminhão de lixo, na área urbana as segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto que os materiais reciclados, devidamente limpos, serão recolhidos pelo caminhão da COOPAM, às terças e quintas.
Relembre
Não é a primeira vez que o município enfrenta problemas com prestador de serviço de coleta de lixo. Na quarta-feira (4) da semana passada, como uma reprise de novela, a cena se repetiu. A cidade amanheceu com as lixeiras em frente às residências tomadas por sacos de lixo. A empresa de coleta não passou no horário de costume porque tinha abandonado o serviço.
Por sua vez, a prefeitura rompeu o contrato com a empresa e ressaltou que os pagamentos estavam em dia e emitiu uma nota de esclarecimento que já estava tomando as devidas providências. “A Administração Municipal esclarece que está em dia com suas obrigações financeiras junto à empresa e, diante do comunicado de um de seus supervisores sobre a paralisação dos serviços, a Prefeitura iniciou hoje 05/01/2023 o processo de contratação de forma emergencial para a execução dos serviços que serão realizados por outra empresa”, citou a nota.