Matheus de Lara
1 – 30 acidentes na ‘curva da morte’
Se 2022 foi o ano das eleições gerais e da Copa do Mundo, o setor de segurança também teve grandes acontecimentos e algumas deles ganharam destaque. Além das ocorrências cotidianas como furtos e roubos, cumprimentos de mandados, homicídios, chacinas, acidentes com óbitos, repercutiram em Castro e região. O que ganhou grande visibilidade e revolta de foram os constantes acidentes no Km 308 da PR-151, sentido castro a Carambeí, na chamada ‘Curva da Morte’. Com a marca de 30 acidentes até dezembro, o local também vem registrando óbitos, como o de março, que tirou a vida de uma jovem de 21 anos. Ela viajava com seu marido em um caminhão que não conseguiu fazer a curva e tombou. Câmeras de segurança de morador do Jardim Brasília captam os acidentes. A exemplo do registro em setembro, quando um carro capotou e na sequência começou a pegar fogo. Nessa situação, o motorista de 22 anos teve ferimentos moderados.
Devido a triste realidade, moradores cobraram das autoridades redutores de velocidade no local, como relata o coordenador do grupo Vizinhos Solidários, Guilherme Rosas. “Foi feito estudo pelo DER e PRE, em que os limitadores de velocidade, a cada 100 carros que trafegam pelo local, apenas dois passam na velocidade certa. Limitador de velocidade vai reduzir em quase 100% os tombamentos e capotamentos no local”. Em dezembro, limitadores foram colocados.
2 – Chacinas marcam negativamente 2022
As mortes violentas também marcaram o ano. Entre elas, a chacina da Vila Rosário em 27 de fevereiro, que resultou em quatro óbitos. Na época, um veículo Fiat Palio em chamas atingiu a casa dos envolvidos, que também pegou fogo. Em de março, a Polícia Civil prendeu três pessoas suspeitas de participarem do crime.
Entre o mês de junho e julho, outras 17 pessoas também foram vítimas de chacinas na região. Em Piraí do Sul, adolescente de 18 anos assassinou a tiros sua mãe de 41 anos e outras três pessoas, além de ferir uma gestante. Em seguida, o autor tirou a própria vida. Em Irati, cinco pessoas foram assassinadas a tiros e golpes de facão, com a participação um policial militar, que foi preso. E, em Toledo e Céu Azul, outro PM matou oito pessoas, seis eram da família, e depois se matou.
3- Morto a tiro e queimado depois
Em janeiro, o caso do homem que foi morto a tiro e queimado por amigo da família ganhava repercussão em Castro. Valdeci Gomes, de 42 anos, acabou sendo morto após discussão com um rapaz, de 18 anos, em sua própria casa, centro de Castro. A ação teria a participação de outro comparsa que ajudou a colocar o corpo na caminhonete da vítima para desová-lo em uma área rural. Também foram realizadass cinco transferências por pix e movimentação do cartão de crédito da vítima. O caso ganhou desfecho depois que o suspeito levou o veículo em lava car para tentar revender, quando foi questionado sobre o paradeiro da vítima. Após tensão, o jovem confessou o crime e hoje responde por homicídio e ocultação de cadáver, e o ajudante por crime de ocultação.
4 – Ana Luiza Lopes violentada e morta
Em 19 de agosto, o cadáver da jovem Ana Luiza da Silva Lopes, de 18 anos, foi encontrado em uma região de mata, em Carambeí. O corpo estava nu e havia perfuração na região do tórax. Antes do desparecimento, a jovem teria saído para comprar algo e depois que encontrou uma amiga, decidiram ir a um bar. Depois, Ana que também estava acompanhada por um amigo, levou a colega para a casa e retornou com o rapaz ao bar. Ela foi vista, pela última vez, deixando local na companhia dele e de uma outra mulher. No dia 5 de novembro, o ‘amigo’ e suspeito de assassinar a jovem foi preso, enquanto saia de um estabelecimento comercial.
5 – Óbitos na estrada para Castrolanda
Durante o ano de 2022, alguns acidentes registrados na estrada que liga Castro a Colônia Castrolanda, a PR-340, chamaram a atenção. Em três ocorrências, houve o registro de quatro óbitos. Em maio por exemplo, duas pessoas (casal) ocupavam veículo Fiat Palio que bateu de frente com um caminhão, vindo a capotar e parar somente no acostamento. Já em novembro, outra colisão frontal envolvendo caminhonete e um caminhão, matou motorista de 50 anos, preso entre as ferragens. No começo de dezembro, homem de 36 anos perdeu a vida em acidente com outros dois veículos, resultando, ainda, em um passageiro gravemente ferido.
6 – Ex-prefeito é preso
Em junho, o ex-prefeito de Piraí do Sul, Antônio El Achkar, o Toto, foi preso. Se tratava de mandado de prisão por Crime de Responsabilidade (Lei 201/67), em virtude de regressão de pena fixada em 7 anos, 9 meses e 10 dias. Ele foi preso por violar determinações da Justiça para que pudesse cumprir pena em regime semiaberto. Condenado por apropriação de bens ou rendas públicas, ou ainda desvio dos recursos em proveito próprio ou alheio durante mandato, foi considerado culpado por uso irregular de diárias. Atualmente está em liberdade.
7 – Guarda de criança vira embate judicial
O caso que marcou o mês de abril, foi a da criança que não foi devolvida para a mãe depois de viagem com o pai, para Castro. A mãe, da cidade de Paranaguá, estava à procura de sua filha porque não conseguia contato com o pai da criança, que por sua vez, explicou as razões pelas quais não havia entregue a filha. Segundo o genitor, a menina teria vindo da casa da mãe com marcas pelo corpo, e com um tipo de alergia, parecido com sarna. A mãe conseguiu, junto a Vara de Família da cidade onde mora, mandado de busca e apreensão, mas mesmo assim a criança não foi entregue. Em maio, a criança ainda permanecia com o pai e o processo de guarda estava em andamento.
8 – Cadeia de Castro transfere 115 presos
Desde que a nova Penitenciária Estadual de Ponta Grossa II foi inaugurada, vários presos que ocupavam a Cadeia Pública de Castro foram transferidos. Em outubro, 33 detentos foram transferidos; no começo de novembro, foram mais 17 detentos e no final do mês, durante dois dias, mais 65 presos transferidos. Como a cadeia de Castro recebe apenados de Carambeí, Piraí do Sul e Tibagi, a nova unidade prisional oferece 750 vagas para toda a região de Ponta Grossa. Depois que houve a última transferência, a unidade de Castro tende a trabalhar com uma quantidade de 90 a 110 reeducandos. Para o trabalho de deslocamento, viaturas especializadas são utilizadas.
9 – Jovens estupradas e decapitadas
Um crime estarrecedor chocou Piraí do Sul, no mês de fevereiro. Os corpos de Luana Lopes Teles, de 17 anos, e Cintia Marques da Silva, de 23 anos, foram encontrados enterrados. Na época, a Polícia Civil disse que três autores fizeram sexo com as moças, mataram e tiveram relações sexuais com os corpos, já sem as cabeças, que foram encontradas em locais diferentes. Em maio, o Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia criminal contra um dos autores por homicídio triplamente qualificado, estupro, vilipêndio de cadáver, ocultação de cadáver e corrupção de menores.
10 – Conselho Tutelar sofre atentado
No dia 29 de julho, a sede do Conselho Tutelar de Castro foi invadida por uma mulher, armada com uma faca, que quebrou diversos móveis, vidros e equipamentos da instituição, além de ameaçar profissionais, tentando desferir golpes de faca na secretária do órgão e em outro servidor. Depois do atentado, a mulher seguiu para sua casa e depois foi presa pela equipe da Polícia Militar. A agressora que tem dois filhos, foi liberada em seguida. A motivação teria sido um contato que o Conselho havia feito com a família. A mulher, imaginando que teria seus filhos tirados de seu convívio, foi até a entidade e cometeu o atentado.