Vinicius Machado*
Especial Página Um News
Carambeí – Correr e competir na São Silvestre, a mais importante corrida de rua do Brasil, no dia 31 de dezembro, em São Paulo, é um sonho para inúmeros atletas do país e também estrangeiros.
A corrida atrai corredores de toda região dos Campos Gerais e Carambeí terá representantes na São na competição este ano. Nilton Ribeiro, Edeltraut Elfrida Engfer Goltz, Mariana da Paz Drides Brizola, Talita de Miranda Jacobi, Aparecida Candido, Nice Rodrigues Cordeiro, Osnezio Costa Rosa e Pâmela Silva Ribas vão representar a cidade no evento. Todos irão com uma van concedida pela secretaria municipal de Esportes.
O atleta Nilton Ribeiro, já conhecido no município por suas conquistas, vai para sua quarta participação na corrida. “Na primeira vez [que participou da São Silvestre], queria me colocar entre os 1000 corredores, dos 35 mil, e graças a Deus fiquei entre os 360. Este ano treino muito pra buscar o ritmo que tinha antes, meu objetivo é ficar entre os 500 corredores, concluir o percurso e correr bem”, acredita Ribeiro.
Sobre a São Silvestre, o atleta lembra da sensação que é disputar a mais importante corrida de rua do país. “Uma emoção tão mágica, maravilhosa, correr os 15 quilômetros dela para um corredor amador, ali vale a pena de cada suor que derramou nos treinos, vale a pena concluir o percurso”, destaca.
Ribeiro treina quase que diariamente, e após o trabalho, em um posto de combustíveis, ele inicia os treinos de corrida e de academia. Ao finalizar os treinos, ele ainda faz entrega de lanches que prepara junto com a esposa.
Trajetória
Em 2018, já experiente e com inúmeros pódios conquistados em corridas de rua, Ribeiro participou pela primeira vez na Corrida Internacional de São Silvestre. Mas sua história no atletismo inicia em 2008, quando começa a competir em corridas de curta quilometragem. Os resultados vieram rapidamente. Em um percurso que era de 5 quilômetros, e com 700 inscritos, ficou na posição 89 e finalizou com 25 minutos, marca considerada excelente pra quem ainda iniciava na carreira. Ele começou a treinar e também mudou a alimentação para ter melhores resultados. “Comecei a buscar mais saúde, participei de outra corrida em 2009, fiquei entre os 20 corredores, com 19 minutos e 59 segundos, foi um feito, abaixei bastante o tempo”, lembra.
A primeira corrida fora de Carambeí foi anos mais tarde, em Piraí do Sul. “Participei e fui bem na minha categoria. A partir dali comecei a treinar mais, abaixei o tempo e me tornei corredor forte na minha faixa etária”, relata.
Para competir, treinar e ter ajuda nos custos, Nilton conta com apoio de diversas empresas locais e da região e também conta com o apoio da prefeitura de Carambeí.
São Silvestre
A corrida é realizada anualmente, em 31 de dezembro, Dia de São Silvestre, para os católicos. Divididas entre masculino e feminino, possui o circuito de 15 quilômetros, com chegada e largada pela Avenida Paulista e percursos desafiadores, como os dois quilômetros finais que antecedem à chegada.
*Com supervisão de Bianca Martins