Candidatos eleitos são diplomados pelo TRE em Curitiba

0 0

Bianca Martins

A cerimônia de diplomação dos eleitos em 2 de outubro foi realizada na segunda-feira (19), no Teatro Positivo, em Curitiba. Foram diplomados governador, vice-governador, senador, deputados estaduais e federais eleitos. Além disso, os suplentes também receberam diploma. O ato formal promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) certifica o processo eleitoral e habilita os candidatos a assumirem o cargo.

Os primeiros a receber o certificado que ratifica seus mandatos foram os deputados estaduais, seguido dos deputados federais, suplentes de senador, senador, vice-governador e governador respectivamente. Ratinho Júnior (PSD) foi diplomado junto ao vice-governador, Darci Piana (PSD), para mais um mandato à frente do executivo estadual. Sergio Moro (União Brasil), eleito senador pelo Paraná com 1,9 milhão de votos, também recebeu o diploma, juntamente com seus suplentes Luis Felipe Cunha e Ricardo Guerra. Pela região dos Campos Gerais, Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PV), estão aptos a assumir mais um mandato na Câmara Federal e Marcelo Rangel (PSD), Mabel Canto (PSC) e Moacyr Elias Fadel Junior (PSD), para a Assembleia Legislativa do Estado (Alep).

Ratinho Júnior aproveitou o momento para agradecer novamente à maior parte da população paranaense que o reelegeu com a maior votação total da história do Estado. “O 19 de dezembro marca o dia da emancipação política do nosso Estado, é um motivo de muito orgulho, é também um dia para comemorar e agradecer toda a população por nos dar a oportunidade de governar o Paraná por mais quatro anos, nos dando a maior votação que algum governante já recebeu, o que me honra, mas também me entrega mais responsabilidade”, disse Ratinho Junior.

Marcelo Rangel, um dos parlamentares diplomados nesta segunda-feira (19), recebeu mais de 42 mil votos e assume seu terceiro mandato na Alep em janeiro de 2023. Prefeito de Ponta Grossa de 2013 a 2020, Rangel pretende usar a experiência no executivo municipal para aprimorar o diálogo com os municípios. “Quero ser um deputado prefeito. O tempo que passei no comando de Ponta Grossa me deu esta sensibilidade de entender melhor as demandas dos municípios”, descreveu o parlamentar eleito em entrevista ao portal de notícias da Alep. Na ocasião, Rangel também reafirmou seu compromisso em trabalhar por um Estado menos burocrático e eficaz. “Vou trabalhar por um Paraná mais célere, desburocratizado”, explica. Para ele, a modernização passa pela dinamização dos processos, algo que quer aplicar no parlamento. “Quero ajudar a fazer o Paraná mais atrativo para empresas que queiram se estabelecer aqui, com mais benefícios para produção”, diz.

Mabel Canto (PSDB), eleita para o segundo mandato consecutivo, obteve mais de 70 mil votos nesta eleição. Primeira mulher eleita deputada estadual pelos Campos Gerais, Mabel garante a representatividade feminina na Alep e mantém as pautas de empoderamento feminino, austeridade, transparência e fiscalização como prioridades do seu mandato.

Moacyr Fadel que teve a sua candidatura autorizada apenas na quinta-feira (15), após o TSE acolher liminar, também foi um dos diplomados. Após receber o seu documento, protagonizou uma das cenas mais hilárias. Ajoelhou-se, fez o sinal da cruz, levantou e ao deixar o palco apontou o dedo para algumas pessoas, sem antes dobrar o braço e fechar o punho.

*Com Redação e Assessoria

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!