UEPG aplica provas do Vestibular em 13 cidades do Paraná

0 2

Da assessoria

Ponta Grossa– Domingo (11) foi dia de provas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A instituição promoveu o Vestibular 2022 em treze cidades do Paraná, com provas de conhecimentos gerais, redação e vocacionadas, aplicadas em um único dia (manhã e tarde). Dos 7.751 inscritos, 14,6% não compareceram. Os concorrentes disputam 1495 vagas em 39 cursos da graduação, com previsão de divulgação do resultado até 22 de dezembro.

Marcia Marchinski Kubaski estava segurando firme a caneta e identidade. Os olhos atentos à lista de locais de prova, pregadas na porta da frente do Campus Central, não escondiam o brilho de quem não quer parar de estudar. “Sou formada em Letras e também tenho especialização em educação especial e não tenho vontade de parar de estudar”, disse, sorrindo. Marcia tem 60 anos, com a alegria de um espírito jovem. “Tenho um grande sonho de trabalhar em sala de aula com crianças, por isso eu sempre afirmo que não dá pra parar, até 80 anos tem muito chão, né?”. A candidata achou inspiração para a segunda graduação pela filha pedagoga. “No momento, estou trabalhando como doméstica e me preparei como deu, juntando os conhecimentos que já tenho, por isso estou confiante de que vai dar tudo certo”, completa.

Quase 3 mil tentam uma vaga em Medicina, curso mais concorrido da edição, com 97 candidatos por vaga. Em seguida, vem Engenharia de Software (13); Direito noturno (8); Agronomia (7); e Direito matutino (6). Do total de inscritos, 4.020 concorrem a vagas do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde; 1.216 em Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia; 908 para Ciências Sociais Aplicadas; 789 em Ciências Jurídicas; 463 em Ciências Humanas, Letras e Artes; e 142 para Ciências Exatas e Naturais.

Depois da prova

Um dia inteiro de provas. Quem fica na sala até o final soma sete horas para resolução das questões e redação. Ellen Sviercoski fez Vestibular na Central de Salas, Campus Uvaranas, e tenta uma vaga para Administração – Comércio Exterior. “É o meu primeiro Vestibular, estou saindo do Ensino Médio este ano, mas não fiquei nervosa, pois estudei bem antes”, descreve. Apesar de se dizer cansada, Ellen não escondeu a confiança. “Acho que consigo passar, é o curso que quero fazer”.

As provas de 2022 trouxeram assunto inédito para a redação. Com o tema “caminhos para o enfrentamento do capacitismo no Brasil”, a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) solicitou aos candidatos indicações das melhores formas de se combater a discriminação no país, por meio de um texto dissertativo-argumentativo.

Um dos textos de apoio para o tema veio de uma entrevista concedida pelo influenciador Ivan Baron, ao Jornal Estado de Minas. “Lembro que quando comecei na internet pouquíssimas eram as pessoas que falavam sobre a temática, quase não tinha onde pesquisar, fontes empíricas para nos inspirar e hoje vendo que uma banca de vestibular me usa como texto de apoio para um assunto tão importante e também pouco debatido, é muito motivo para se comemorar e não desistir!”, disse, pelo Twitter.

O chefe da CPS, Edson Luis Marchisnki, ressalta que o Vestibular ocorreu dentro da normalidade. “As considerações sobre a redação, bem como gabarito e provas constam na página cps.uep.br/vestibular”. Candidatos que queiram solicitar recursos, devem enviar em até 48 horas após a divulgação do gabarito, por meio de protocolo digital.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!