Da assessoria
Um grupo de professores das Universidades Estaduais do Paraná, que atuam no comitê gestor do programa Universidade Virtual do Paraná (UVPR), retornou na semana passada de uma missão internacional na Espanha e em Portugal. Representou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o professor Carlos Willians Jaques Morais. A viagem teve como objetivo articular parcerias com instituições de ensino superior da Europa e compartilhar experiências sobre os avanços na área da transformação digital e educação a distância (EaD), para tornar o aprendizado acessível para mais pessoas.
Para o professor Carlos, assessor especial da UEPG e professor do Departamento de Educação, a iniciativa reforça as metodologias de ensino. “Conhecer as experiências, os ambientes digitais e o sistema EaD europeu permite uma avaliação do trabalho que desenvolvemos”, constata. “Concluímos que a educação no Paraná está no caminho certo para alcançar mais municípios e estudantes”.
Em Madri, os professores visitaram a Universidade Complutense de Madrid (UCM), a Universidade Francisco de Vitoria (UFV) e a Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned). Na sequência, em Lisboa, o roteiro incluiu visita técnica à Universidade Aberta (UAb), única instituição pública de ensino superior EaD de Portugal. A missão encerrou na Universidade do Porto (U.Porto).
A professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), destaca a importância do intercâmbio de experiências no campo educacional. “Essa troca estimula inúmeras possibilidades de parcerias com as Universidades do Exterior, como mobilidade internacional para estudantes e professores. Também é possível ofertar disciplinas em conjunto e contribuir com a formação de professores para a atuação em prol de uma educação mais flexível”, afirma a docente, que também atua como coordenadora da UVPR.
A missão internacional contou, ainda, com a participação dos professores: Pedro Paulo Ayrosa, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Josimayre Novelli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Beatriz Helena Dal Molin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Teresinha Esteves da Silveira Reis, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e Maria Ivete Basniak da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); além da assessora pedagógica da UVPR, Marta Clediane Rodrigues Anciutti.
UVPR
Iniciativa coordenada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), a UVPR consiste em uma rede de EaD que reúne as instituições estaduais de ensino superior do Paraná. O intuito é ampliar com qualidade o número de vagas na graduação e pós-graduação e promover o aperfeiçoamento profissional de cidadãos paranaenses, por meio do ambiente digital de aprendizagem.