Da Assessoria
Tendo a sustentabilidade como a tônica da gestão nos últimos anos, na última segunda-feira (5), a Castrolanda recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Clima Paraná, na ‘Categoria A’, pela modalidade de ‘Mercado Interno’. A 8ª edição, que teve recorde de participantes, entregou 83 certificados a organizações ou conglomerados empresariais paranaenses.
O Selo Clima Paraná é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), que reconhece organizações que, de forma voluntária, se propõem a reduzir a emissão de carbono em seus processos operacionais. Com modificações na metodologia de avaliação nesta edição, foram entregues selos a partir das modalidades ‘Mercado Interno’ e ‘Mercado Externo’, nas Categorias A, B,C, e D.
Para Thiago Molina, Supervisor Ambiental da Castrolanda, a construção do Inventário de Carbono foi fundamental para que a cooperativa alcançasse a Categoria A da modalidade, considerada a mais alta da certificação. “Diferente de anos anteriores, onde conseguimos somente o Selo para unidades específicas – em 2019 para a Alegra e 2021 para a Fábrica de Rações de Piraí do Sul -, neste ano, com as alterações na metodologia para concessão da certificação, conseguimos abranger toda a Castrolanda”, explicou Molina.
“Considero fundamental para a conquista do Selo, a iniciativa da cooperativa na construção do seu Inventário de Carbono. Somente assim alcançamos a ‘Categoria A’ na modalidade ‘Mercado Interno’. Dessa forma, conseguimos demonstrar que estamos alinhados com as iniciativas da Agenda Verde, propostas pela Sedest”, completou o Supervisor.