Em Castro, projeto valoriza cultura afrodescendente

0 49

Da Assessoria

A Escola Municipal Professora Elsa Macedo realizou nesta quinta-feira (1º) feira cultural do Projeto Afrodescendência “Xô Preconceito” com apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos sobre temas estudados em sala de aula.

De acordo com a diretora da escola, Rosângela Valenga, o objetivo do projeto é valorizar a cultura afrodescendente, além de levar mais conhecimento aos estudantes por meio de atividades de pesquisa. Ela explica que a ideia surgiu após avaliação externa feita pela Fundação Lemann no município que apontou maior nível de analfabetismo e dificuldade de aprendizagem em pessoas negras e pardas.

Em sala de aula foram trabalhados temas como valorização da cultura e da dança afrodescendente; leitura de livros; informações sobre a escravidão e releitura de “O Navio Negreiro”; visitação à comunidade quilombola; personalidades negras famosas; crenças e lendas, entre outros.

Rosângela avalia que todo o trabalho realizado levou conhecimento e mudança na visão dos alunos, além de mais respeito entre os colegas. “Hoje temos maior compreensão da diversidade. Houve valorização racial, combate ao preconceito e empoderamento. Nossa escola tem perfil inclusivo e o projeto se encaixa nas nossas missão e visão”, disse.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.