Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher é marcado por ação de prevenção e apoio às mulheres

0 1

Da assessoria

Jaguariaíva– Em continuidade às ações para marcar o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), reuniu no dia 25 mais de 400 pessoas para assistir a uma peça teatral sobre o tema. O encontro ocorreu no Cine Teatro Valéria Luercy e reuniu mais de 400 pessoas, desde os mais jovens até idosos.

Na abertura a secretária da SHADS, Fábia Kojo, representando a prefeita Alcione Lemos, deu as boas-vindas a todos e falou da importância de continuar a apoiar as mulheres vítimas dos vários tipos de violência. Também deixaram reflexões a vereadora Verli Ribas, a diretora de Proteção Especial Rita Maganhatti, a presidente do Núcleo Municipal de Atendimento às Pessoas em situação de Violência, Josemara Moreira Oliveira, e a escrivã de polícia Kassima Karinna Gigliola Almeida Rocha.

Uma vítima de violência apoiada pela rede de proteção existente na cidade e que conseguiu recomeçar sua vida emocionou o público com seu depoimento. Em seguida ocorreu apresentação de dança e o teatro “Mulheres, quem sois vós? Com a peça jovens estudantes retrataram um pouco do que ocorre em muitas famílias que sofrem com pessoas agressivas, com que ferem com palavras e violência física, situação protagonizada na maioria pelo marido, companheiro ou pai das vítimas.

O teatro foi realizado em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal do Paraná em Jaguariaíva e Projeto Pescar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Ônibus Lilás – Integrando ainda a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, no dia 16, Jaguariaíva recebeu o “Ônibus Lilás”, projeto da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Estacionado na Praça Getúlio Vargas, a unidade móvel ofereceu serviços de atendimentos individuais e sigilosos de assistência social e jurídica, orientação e prevenção (Lei Maria da Penha) e testes rápidos de saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!