Da assessoria
A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Castro, promoveu nestas segunda e terça-feira (21 e 22), na localidade de Rio Bonito, no Abapan, curso de compota para a comunidade.
No curso, os participantes aprenderam a produzir conservas, molhos e temperos a base de vegetais, hortaliças e frutos. O conteúdo programático abordou conceito de hortaliças; classificação das hortaliças; períodos de safras das hortaliças no Paraná; métodos de conservação; adição de soluto; exaustão, branqueamento; esterilização, pasteurização, desidratação, embalagens; rotulagem, medidas e receitas.
Todo o material e produtos para o curso foram oferecidos pela secretaria e sem custo para participantes.
De acordo com a diretora da secretaria, Patricia Guera, 14 pessoas participaram e a ideia foi oportunizar a comunidade uma atividade que gere renda extra para a família. “O curso permite que elas tenham mais uma opção de trabalho aproveitando muitas vezes produtos que têm nas propriedades e gerando mais uma renda”, disse.
O secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto de Oliveira, ressalta que os cursos levam conhecimento aos produtores. “A ideia dos cursos é a diversificação das atividades para que possam aproveitar da melhor forma possível os recursos de que dispõem para atividades alternativas. As compotas poderão ser vendidas futuramente no mercado municipal”, disse.