Reboque tomba na “Curva da Morte” após se desprender do caminhão

0 17

Vinicius Machado Especial Página Um News*

Carambeí– Novamente a ‘Curva da Morte’, trecho que compreende a PR-151, em Carambeí, registrou acidente do tipo tombamento. Foi por volta das 9h34 de sábado (5). Caminhão com carga de papelão seguia pela pista Castro a Carambeí, quando na altura do quilômetro 308, devido a alta velocidade na curva e uma manobra brusca, o pino rei que engatava a carreta acabou quebrando.
Com a avaria do pino, a carreta desprendeu e tombou, esparramando toda a carga na via e também no barranco.

Equipes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) estiveram no local para ajudar na remoção dos produtos e também na sinalização.
O motorista, segundo informações, seguia de de São Paulo para Guarapuava e mesmo com a carga se espalhando, o caminhão seguiu normalmente. Equipe da Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local auxiliando o destombamento e retirada da carreta.

Outras situações

A curva tem chamado a atenção nos últimos anos em decorrência de diversos acidentes no local, com mortes. Na terça-feira (1º), uma Ford Ranger tombou e foi parar no barranco. Na situação, dois ocupantes tiveram ferimentos leves.
Neste ano, duas pessoas morreram após acidentes nessa mesma curva. Na madrugada de 23 de março, uma jovem de 21 anos morreu após o motorista, seu esposo, tombar o caminhão em que estavam. Ela chegou a ser socorrida, porém veio a óbito.
Pouco mais de um mês depois, em 28 de abril, um caminhoneiro que seguia para o Rio Grande do Sul, também foi vitimado após tombar caminhão carregado com frutas. O jovem, de 24 anos, ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos.
As duas vítimas eram moradoras do Rio Grande do Sul

Moradores cobram autoridades

Guilherme Rosas, coordenador do grupo Vizinhos Solidários, do bairro Jardim Brasília, contou a reportagem do Página Um News que tanto ele quanto outros moradores cobram das autoridades redutores de velocidade no local. “Foi feito estudo pelo DER e PRE, em que os limitadores de velocidade, a cada 100 carros que passam no local, apenas dois passam na velocidade certa”, relata.
Guilherme lembra que por ser curva muito fechada, isso pode colaborar em que mais acidentes aconteçam. “Tem que tirar o guard rail da curva, abrir e aumentar a evasão da pista, bem como tirar a oscilação que tem no meio da curva, já foi provado pelo estudo no local”, reforça.

De acordo com o morador próximo, foram 29 acidentes contabilizados em 2022 na curva e uma placa foi colocada por colaboradores no local. ” Três empresários se mobilizaram e ajudaram a instalar a placa alertando o risco de acidentes, ela durou uns 45 dias, até o DER tirar, estava fora do padrão, e trocaram por outras placas”, lembra.
Guilherme, assim como a maioria dos moradores do Jardim Brasília, acredita que a solução seja a instalação de limitadores de velocidade. “Limitador de velocidade vai reduzir em quase 100% os tombamentos e capotamentos no local”, finaliza.

Uma câmera instalada na casa de Guilherme flagrou diversos acidentes que aconteceram no local, como a de sábado.

*Com Sandro A. Carrilho

Vídeo mostra momento exato:

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!