Da assessoria
Ponta Grossa– Nem a chuva e o tempo mais frio de quarta-feira (2) fizeram com que os fiéis deixassem de visitar os cemitérios pelo Dia de Finados. O Cemitério Parque Jardim Paraíso, administrado pela Diocese de Ponta Grossa, registrou movimento semelhante ao recebido todos os anos: cerca de 40 mil pessoas. No campo santo onde estão sepultadas 11.115 pessoas, familiares e amigos prestaram sua homenagem, levando suas preces, velas e flores. As duas missas celebradas no cemitério foram acompanhadas por centenas de católicos. A celebração das 10 horas foi presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi.
De acordo com a supervisora administrativa do Cemitério Jardim Paraíso, Jociana Ferreira, o movimento no número de pessoas se manteve. “Houve lentidão ali na nossa rua interna do cemitério e lentidão na Avenida Carlos Cavalcanti, na altura da rotatória do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mas, sem congestionamento, apesar de o cemitério ter estado lotado. As pessoas, mesmo com o frio e chuva, não deixaram de ir aos túmulos. As duas missas, nos dois horários, estiveram cheias de fiéis”, informou.
No Jardim Paraíso, a Diocese também disponibiliza a Missão de Escuta com os missionários da Comunidade Católica Shalom e conversas com a psicóloga Inês Grochowski. Ontem, a psicóloga atendeu 15 pessoas, dentre as quais duas crianças. A Shalom passou o dia no cemitério com 45 missionários. Foram ouvidas
No Cemitério São João Batista, na Vila Marina, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, padre José Sávio Mariano, celebrou missa, às 15 horas de ontem, no túmulo dos padres salesianos enterrados ali. A missa reuniu dezenas de fiéis. “As pessoas que visitavam o campo santo celebraram com a equipe da paróquia: coroinhas, agentes do Ministério de Música, ministros extraordinários da Eucaristia, diácono José Joanir de Oliveira, padre Jaime Kniess e eu. Agradeço a todos os envolvidos na organização da celebração e aos que participaram”, comentou o pároco.