PRONUNCIAMENTO
Até o início da noite de segunda-feira (31 de outubro), eram 67 os focos de paralisação de caminhoneiros em todo o Paraná. Dois somente no trecho de 20 quilômetros compreendidos entre o Restaurante Menegatti, em Carambeí, e o Restaurante Beira Rio (KM 290), em Castro, ambos na PR-151. Em conversa com um dos líderes desse movimento, ele destacou que em Castro a paralisação que atinge caminhões, nos dois sentidos da rodovia, só se dissolverá após pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL). Até lá, o movimento continua realizando bloqueios nas rodovias.
PRONUNCIAMENTO II
Mostrando muita força, mesmo após ser derrotado nas urnas, o pronunciamento mais aguardado a partir de agora é sem dúvida o de Bolsonaro (PL). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstra, através de entrevistas, que tudo caminha na maior tranquilidade, mas nos bastidores já estaria existindo uma certa tensão no ar. É esperar para ver!
EMPATE
Pode parecer improvável, mas candidatos empatarem em votos numa eleição não é nenhuma surpresa. Nessas eleições, Lula e Bolsonaro terminaram com votação igual nas cidades de Guará (SP) e Irati (SC). No município paulista cada um obteve 5529 dos votos válidos, já no catarinense foram 846 votos. Se fosse uma eleição municipal, o candidato mais velho seria o eleito.
VIRADA
Se no primeiro turno deu Lula (PT) em Tibagi, no segundo foi Bolsonaro (PL) quem levou a melhor. O resultado se torna bastante significativo porque daqui dois anos teremos eleições municipais e quem esteve à frente da campanha do petista foi o ex-prefeito do PMDB, Sinval Silva, que pretende disputar a prefeitura; e de Bolsonaro, o prefeito Artur Butina e sua esposa Kelly. Entre votos válidos, Bolsonaro conquistou 5.660 (50,72%) enquanto Lula, 5.499 (49,28%).