Da redação
O paratleta ponta-grossense Trajano Neto, de 36 anos, participou dos Jogos Universitários Paralímpicos, em João Pessoa, na Paraíba. A competição realizada entre os dias 11 e 16 de outubro, acontece uma vez por ano, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com as instituições. Trajano representou a UniCesumar de Ponta Grossa e também o Paraná.
Nas disputas, o atleta que possui deficiência visual, trouxe pra casa três medalhas. Conquistou ouro no lançamento de disco, a prata no lançamento do dardo e o bronze no arremesso de peso.
Além das medalhas, o ponta-grossense pode-se orgulhar de atualmente estar em primeiro lugar no ranking brasileiro de lançamento de dardo, o sexto melhor no lançamento do disco e também o nono lugar no arremesso de peso, se colocando como um dos principais atletas paralímpicos brasileiros.
Ele também exerce a liderança e a presidência da Associação Ponta-grossense de Esportes para Deficientes (APEDEF), que reúne mais de 30 paratletas, entre desportistas cadeirantes, visuais, intelectuais e físicos. No local, quem faz os treinamentos dos paratletas é o professor Gilberto Martins Freire.
O paratleta agradece os apoiadores que ao longo dos anos o auxiliam nas competições e eventos que participa. “A Ciacool de Castro foi minha primeira patrocinadora forte, e mesmo sendo de PG, me apoiam financeiramente e fornecem o vestuário para as competições, em quatro anos de patrocínio”, lembra ele.
Outro grande incentivador para Trajano é Felipe José da Silva Santos, colega de curso. “Meu apoio maior dentro da competição, meu guia, meus olhos, me colocou onde cheguei aos meus resultados”, destaca.
O paratleta lembra do quanto é importante o apoio e patrocínio das empresas. “A importância das empresas em dar o apoio pra elevar o esporte paralímpico, mostrar para todas as pessoas que acham que não podem fazer nada, eles podem estar em todos os lugares, na empresa, na universidade e esportes”, descreve Trajano, mostrando que mais pessoas podem praticar esportes independente da condição.
Segundo ele, seu grande objetivo é chegar às Paraolimpíadas de Paris em 2024, e representar o Brasil nos esportes de lançamento.
Trajano teve a visão totalmente comprometida há oito anos. Pelas redes sociais é possível acompanhar a rotina, a preparação e os treinos dele pelo Instagram @trajanonetooficial.
Trajano Neto
Além da modalidade de lançamentos de peso, dardos e discos, Trajano pratica corrida de cavalos na categoria dez quilômetros, em parceria com a Associação Paranaense de Equoterapia e Inclusão Equestre (Apeie), em Ponta Grossa.
Atualmente estuda o curso de Administração na UniCesumar e Língua Espanhola/Letras pela UEPG.
Apoio
Além da Ciacool, Trajano Neto conta com o patrocínio e apoio do MM, QDC Comidas, Farmácia Eficácia Brasil, a terapeuta Elisangela Napoli, a Lummiê Propriedade Intelectual (que assessora no apoio e capacitação de apoiadores e patrocinadores) e Academia Iron Gym.