Da Assessoria
O feriado de Nossa Senhora Aparecida não terá este ano a tradicional missa campal no Parque Municipal Doutor Ronie Cardoso, o Parque Lacustre. Realizada em conjunto pelas quatro paróquias de Castro, a celebração requer montagem de estrutura que não pode ser licitada a tempo pela prefeitura. Também as paróquias Sant’Ana, Nossa Senhora do Rosário, São Judas Tadeu e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já haviam programado missas nas suas próprias igrejas. A carreata pelas ruas centrais e bairros com a imagem da padroeira do Brasil igualmente não acontecerá.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Gisele Coradassi, houve atraso no processo de licitação do evento, que requer uma grande estrutura: a montagem de palco, iluminação e som, além de outros arranjos. Ainda segundo a secretária, há previsão de chuvas na região, principalmente no dia 12. “Um outro fator que contribuiu para a não realização do evento no parque é que as quatro paróquias locais programaram missas alusivas ao dia em suas igrejas” argumentou Gisele Coradassi. A tradicional festa da padroeira do Brasil está incluída no calendário oficial dos festejos do município.
Pensando em 2023, o vereador Augusto Beck – que foi, inclusive, secretário de Turismo de Castro e sempre participou na organização da celebração – protocolou, ontem (10), requerimento solicitando à prefeitura o retorno da missa ao Parque Lacustre. Em sua justificativa, o parlamentar lembra que se trata de algo tradicional “lindo, que une em uma Santa Missa toda comunidade católica – São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário, Senhora Sant´Ana e Perpétuo Socorro”. O vereador cita que a homenagem não foi realizada em 2020 e 2021 devido a pandemia. O requerimento será lido e discutido, em votação única, na quinta-feira (13).
Celebrações
O Dia de Nossa Senhora Aparecida ficará restrito à missa nas igrejas. A Paróquia Matriz de Sant’Ana programou missas para às 15 e 19 horas. Famílias e devotos da padroeira estão convidados para participar às 9 horas de missa solene, e às 19h30 da missa semanal, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, dos padres de Sion. Por sua vez, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro terá três horários de missas: às 10 e 16 horas, e, às 19h30. Capelas do interior terão celebração às 8h30 – Samambaia – e 10h30, na Colônia Maracanã.
A Paróquia São Judas Tadeu realizará missa às 10 horas no Guararema, na capela que tem como padroeira a Senhora Aparecida. Às 19 horas, a matriz termina o dia com missa e novena nas instalações da nova igreja, que se encontra em fase final de construção.