Da Assessoria
A Secretaria Municipal de Educação promoveu na terça-feira (4) formação para coordenadores pedagógicos das escolas e equipe técnica da secretaria.
A professora Ana Ruth Starepravo tratou sobre como as crianças aprendem matemática para que as estratégias didáticas trabalhadas possam estar de acordo com a forma das crianças pensarem. “Em geral, ensinamos sem pensar como a criança aprende. Este é um momento de refletir sobre isso e sobre quais estratégias podemos usar que conversem com o maneira como elas aprendem”, disse.
Para a professora, a matemática é difícil por ser trabalhada sob uma perspectiva muito formal quando a criança ainda não consegue formalizar as coisas e precisa vivenciar experiências e dessas, abstrair o conhecimento. “Tentamos passar o conhecimento acabado. Quando ele é produzido pelas próprias crianças, não fica tão difícil”, compara.
Ela ressalta que existe desejo em mudar a forma de ensinar matemática, porém, as mudanças ainda são superficiais porque o professor lança mão do que vivenciou como estudante e o referencial dele para ensinar é o que já foi feito. Ana Ruth defende que a principal mudança é colocar o estudante como produtor do seu próprio saber. “Produzir mediante provocação, colocando as crianças para criarem procedimentos”, ressaltou.
A superintendente em Educação, Sueli Verdile, destacou que o trabalho com a matemática tem se mostrado necessário pela análise das avaliações externas e é preciso dar suporte aos professores para o trabalho de base. “A ideia é mostrar para o professor mais metodologias que podem ser usadas para garantir que o aluno aprenda”, disse.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera ressaltou que o encontro é uma oportunidade para refletir sobre novos métodos que podem ser aplicados. “A inovação e o conhecimento são fontes para levar subsídios para que nossos professores possam cada vez mais ampliar as formas de aprendizado dos alunos”, finalizou.