Matheus de Lara
O primeiro turno das eleições 2022 foi tranquilo na cidade de Castro, apontou o juiz eleitoral Carlos Eduardo Zago Udenal. “Ocorreu tudo no esperado. Não tivemos nenhum indício de prisões em flagrante ou condução para lavratura de termo circunstanciado, ou seja, a eleição ocorreu de forma pacífica”. Já no dia 30 de outubro, acontece o 2° turno somente para presidente da república.
Em vários locais do país, muitos eleitores aguardavam até uma hora na fila para votar. Em Castro não foi diferente. “Teve filas em algumas seções, devido aos muitos cargos para serem votados. Durante a tarde não teve tanta filas”, acrescenta o juíz. Udenal também disse que em um colégio no Socavão a votação terminou às 18 horas.
Sobre problemas com urnas, Udenal disse que foram quatro com “problemas na impressora e no teclado”. Quanto aos locais de votação com santinhos espalhados pela rua, o juiz explicou que em um deles houve o derramamento, o que não foi muito.
O segundo turno das eleições para presidente no domingo (30), tudo deverá ocorrer dentro da normalidade, como aconteceu no domingo (2), espera o juiz. “A expectativa é que não ocorram filas. Como vai ser só um cargo para votação, a previsão é que não demore muito”, concluiu.