Matheus de Lara
O Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, foi celebrado com várias atividades no Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, o Colégio Agrícola, em Castro, e teve como destaque ‘plantando árvores’. As atividades foram organizadas pela diretora pedagógica Maritsa Gomes Dekkers e pelo coordenador da Unidade Didático Produtiva (UDP), Gunther Felipe Rudeck, a partir de uma sugestão do diretor de UDP, Kleber Marco.
A reportagem conversou com a diretora da instituição, Sueli de Fátima Marcondes Bueno. De acordo com ela, as atividades que aconteceram no período matutino, contaram com a participação de cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores e funcionários. “Foi iniciada com a participação da fanfarra do colégio, além de apresentações musicais dos alunos, tocando violão e cantando músicas relacionadas à natureza. Também houve declamação de poesia escrita por um aluno do 2° ano”, disse Sueli.
A diretora também conta que enquanto as apresentações artísticas aconteciam, alunos que foram sorteados anteriormente fizeram plantações de algumas mudas de árvores. “Plantaram mudas de pinheiro (araucária angustifolia), uma para cada turma, dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado e Agroindústria Subsequente, além de uma muda plantada por professores e funcionários. No total, foram cinco árvores plantadas simbolicamente, mas serão plantadas mais de 50 mudas de árvores nativas, que se adaptem à enconta a ser reflorestada na instituição, como ipês e as araucárias”.
Sobre a atividade, Sueli descreve que o objetivo do projeto foi levar aos estudantes e à comunidade escolar a conscientização. “É possível fazer parte do mundo agro e, ao mesmo tempo, cuidar da natureza”.
Importância
Sueli explica que, para que as atividades pudessem ser realizadas, houve dedicação por parte dos professores. “Nas aulas de prática agropecuária, ministradas pelos professores Verônica Sokolowski e Fernando Garcia, os alunos foram conscientizados sobre a importância de se respeitar e cuidar da natureza, além de entenderem que o meio ambiente precisa ser preservado”.
Em outro momento, sob a orientação da professora Josielle de Freitas, os estudantes confeccionaram uma árvore de papel e, nas folhas escreveram frases relacionadas a natureza e à importância da preservação.
Fotos: Divulgação