Milhares de pessoas participaram das festividades dos 199 anos de Jaguariaíva

0 42

Matheus de Lara*

Jaguariaíva – Terminou no domingo (18), o VII Festival Cultural e III Festa do Peão de Jaguariaíva, envolvendo milhares de pessoas que desde a quarta-feira (14) participavam das festividades, entre shows e rodeio, downhill, além de diversão e cultura do município. Só no primeiro dia de apresentação, mais de 6 mil pessoas.

Conforme secretário de Comunicação, José Amilton Romão, o sucesso foi total nos cinco dias de evento. “Público compareceu, o rodeio foi espetacular e os artistas foram formidáveis. Enfim, nosso festival cultural foi um sucesso”.

Para a reportagem do Página Um News, a assessoria de imprensa explicou que a expectativa para aos 200 anos do município, que será comemorado em 2023, é realizar uma grande celebração cívica e histórico cultural, e o evento deste ano já foi uma preparação.

Evento

Na quinta-feira (15), muita emoção na cerimônia de abertura, com a presença da prefeita Alcione Lemos, que saudou o público e celebrou os 199 anos da cidade junto com as autoridades, representantes do Clube de Tropeiros Alma sem Fronteiras, organizadores, misses Leonarda, Gabrielle, Stefanie e Mayra, e peões que estrearam o rodeio. Todos cantaram parabéns à Jaguariaíva, houve queima de fogos e a imagem do Cronômetro de Contagem Regressiva para os 200 anos do município, situado na Praça Getúlio Vargas, foi exibida no telão.

Ainda na quinta-feira, show com a dupla Zé Neto e Cristiano embalou o público. De dia houve café tropeiro e cavalgada, seguido de Ato Cívico na Praça Getúlio Vargas, que junto a autoridades e munícipes, registrou a gratidão pela vida após período difícil de pandemia e a retomada do desenvolvimento.

Em seguida houve missa em ação de graças, ministrada pelo Bispo Diocesano de Jacarezinho, Dom Antônio Braz Benevente, reunindo as três comunidades católicas do município.
As festividades continuaram com apresentações de grandes nomes da música sertaneja.

Na sexta-feira (16) foi noite do show Boate Azul, com Gian e Giovani, junto a Edson e Hudson, que apostaram no romantismo e letras que estão na ponta da língua do público.

Já nos dias 14, 17 e 18, o palco foi das duplas Diego e Victor Hugo, Rafael Frare, Fernando e Sorocaba e Kaik e Alessandro, que interagiram com a plateia e agitaram o recinto com sertanejo raiz, universitário e hits de topo das paradas.
Agito também houve na ‘baladinha’ com DJ’s depois dos shows. Em dois dias de apresentações, de entrada franca, houve a doação voluntária de alimentos para o Projeto Vida, instituição local de apoio no tratamento de dependentes químicos.

História e Cultura

De acordo com assessoria da prefeitura, foi apresentado ao público um pouco da rica história e cultura de Jaguariaíva, em todos os seus ciclos, e muito do que já foi contado nos festivais anteriores, desde o primeiro em 2011. Tropeirismo, Ferrovia, Matarazzo, Ciclo da Madeira e Ciclo Industrial, Freguesia e a caminhada ao bicentenário, a ser comemorado em setembro de 2023, foram foco dos estandes temáticos que tiveram, inclusive, cunho educativo.

Rodeio

Na arena muita adrenalina durante as montarias em touros como ‘Campo Minado’, ‘Pirata’, ‘Dilúvio’, ‘Traidor’ e outros, que dificultaram a vida dos competidores. Foram 27 peões que tentaram equilíbrio e técnica por, pelo menos, oito segundos encima dos animais.

O vencedor foi o jovem Fabrício Rener, de Igaratá, com acumulado de 173 pontos; seguido de Álvaro Boch (Carambeí), Rauy Natan (Estiva Gerbi), Júlio Felix (Boituva) e Agnelo de Castro, de Jaguariaíva. A premiação contou com a participação da prefeita e outras autoridades.

Espetáculos pirotécnicos e animação de locutores de rodeio abrilhantaram aberturas e encerramento das classificatórias.

Downhill

As descidas nas escadarias de acesso à Cidade Alta, uma das marcas registradas de Jaguariaíva, foram destaque no sábado (17) e domingo (18), durante os treinos livres e 5ª Etapa do Campeonato Paranaense de Downhill Urbano de 2022, com a participação de 70 pilotos de todo o Paraná. “Somente elogios sobre a nossa cidade. Viramos referência em Downhill Urbano”, conta Anderson de Barros Soares, o Deco, organizador do evento, realizado com apoio da administração municipal.

*Com Assessoria

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Jagauriaíva

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!