33 novas câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em Carambeí

0 12

Emerson Teixeira

Carambeí – A Prefeitura Municipal iniciou na semana passada e continua nessa a instalação de 33 câmeras de monitoramento, em diversos pontos estratégicos da cidade. Os investimentos giram em torno de R$ 188 mil no contrato de locação, com atualização e manutenção dos equipamentos, sendo um reforço no setor de segurança pública do município.

De acordo com a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, as imagens captadas pelos novos equipamentos serão acompanhadas pelo Detransede, Polícia Civil e Militar, mas também poderão ser acompanhados pela comunidade por meio de monitores que estão disponíveis a população no Paço Municipal e Centro de Saúde.

O diretor do departamento de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil, Ademir Cordeiro, destaca que foi realizado estudo que respaldou a decisão pela locação dos equipamentos. “As câmeras depreciam muito rápido devido a tecnologia, quando você fala antigamente na questão tecnológica, estamos falando de sete, oito meses, se você compra uma câmera ela fica defasada, obsoleta, você não tem o que fazer com ela. Daqui alguns meses vem um novo modelo, atualizado. No caso de locação, nós levamos vantagem, afinal temos pontos de câmera de monitoramento, e o modelo da câmera será sempre top de linha, cada vez que sair um modelo novo, a própria empresa vai nos avisar e repassar as características, se a resolução é melhor, chega mais próximo, que atinge um nível melhor, eles vão sugerindo e vamos substituindo e, dessa forma, estaremos com o sistema sempre atualizado”, explica.

Cordeiro conta que as câmeras adquiridas pela prefeitura, na gestão passada, serão utilizadas para monitoramento do Paço Municipal. “Optamos em utilizar as antigas, que foram compradas pela prefeitura no monitoramento do paço. Na época era um material de ponta, hoje mal dá para utilizarmos aqui no Paço Municipal, de tanto que ela desatualizou”, cita.

Leitura de placa veicular

Uma das novidades em relação as novas câmeras será a possibilidade da leitura de placa veicular, que será realizado em convênio com a Secretária Estadual de Segurança Pública do Paraná (Sesp-Pr). Os equipamentos são de alta resolução e possuem detecção facial, Speed Dome, para cobrir altas distancias, e inteligência artificial. “Isso é fruto de um estudo feito por uma comissão formada pelo Detransede e pela Polícia Militar, desde o ano passado, que auxiliará as nossas forças de segurança pública no combate e prevenção a criminalidade”, enfatiza a prefeita.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!