Recenseadores já visitam casas em Carambeí

0 2

Da Assessoria

Carambeí – A coleta de dados do censo demográfico de 2022 já teve início em todo o país. Em Carambeí os recenseadores estão visitando os bairros e zona rural, mas é preciso alertar a população sobre a importância desse trabalho para a vinda de recursos para a cidade.
Os últimos dados registrados em Carambeí são de dez anos atrás e estão defasados.
O coordenador do Censo de Carambeí, Luiz Lombardi, lembrou que após processo de seleção e treinamento, uma equipe do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já trabalha nas ruas, uniformizada.

Uma sala foi cedida no prédio do Paço Municipal e uma equipe vai trabalhar até novembro deste ano na coleta dos dados da população, sobre educação, economia e etc.
Todos estão devidamente uniformizados, identificados, e o trabalho deve seguir até o final do semestre. A supervisora Daiane Dias Biscaia, os agentes censitários Izael Lima da Silva e Lenir Carneiro dos Santos e mais onze agentes estão visitando os domicílios de Carambeí.

Angelica Machado Blens é recenseadora e já teve dificuldades nas abordagens em Carambeí, ela relatou que “tive problemas com cães soltos e fui tratada com indiferença por alguns moradores, mas que isso não é uma regra, e o importante é a coleta dos dados”, disse. Luis Lombardi destacou que é muito importante a coleta desses dados para a vinda de recursos como o FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone ou pela pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

Serão aplicados dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

Desde o mês de agosto, recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), sendo possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Foto: Divulgação / Agência Brasil

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!