*Foto da comissão organizadora
Da Assessoria
Tibagi – A Semana do Produtor Rural de Tibagi, que começa na quarta-feira (27), às 14 horas, contará com o apoio dos alunos do Curso de Agronegócio, do Colégio Estadual Irênio Moreira do Nascimento. Para o Presidente do Sindicato, Mauricio Barreto, a parceria do Sindicato com o curso de Agronegócio visa oferecer aos alunos informações e práticas para que possam conhecer o setor do Agro, e consigam no futuro aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula. Barreto também destaca a parceria com a Prefeitura Municipal de Tibagi e com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, como pontos importantes para a realização do evento.
Essa segunda edição da Semana do Produtor Rural de Tibagi, começa dia 27 de julho, quarta-feira, com a Cerimônia de abertura às 16 horas, que contará com participação de autoridades e população em geral. Também está previsto para o primeiro dia do evento, que segue até o dia 30 de julho, às 17 horas, apresentação sobre a legislação da Nota do Produtor Eletrônica, na sequência será a vez do Banco Bradesco apresentar seu portfólio de serviços voltados ao Agro.
Concluindo o primeiro dia o Instituto Água e Terra (IAT), através do escritório regional de Ponta Grossa, apresentará os serviços aos participantes. As palestras assim como o acesso ao local do evento será totalmente gratuito. A estrutura do evento contará com palco e dez tendas que foram disponibilizadas à empresas de diversos setores voltados ao Agro. Também participam da Mostra Rural as Associações de Produtores de Tibagi e de Ventania, a Associação Nossa Senhora de Lourdes, que atende meninas em vulnerabilidade social, estará vendendo bebidas e salgados durante os dias do evento.
Para Barreto a Semana do Produtor Rural além de trazer informações diversas, também é um importante espaço para apresentações culturais e de responsabilidade social. “O Sindicato Rural de Tibagi é um órgão de representação do setor do Agro e também tem um papel importante na busca, por oferecer a população meios de melhora de sua qualidade de vida. Somos uma entidade que vem buscando auxiliar nas ações da Agenda 2030 da ONU e dentro de nossas possibilidades também na área social e de desenvolvimento rural”, disse.
Dentro das opções artísticas acontecerão apresentações de música, dança e da Banda Municipal, que tem uma história centenária no município de Tibagi, no Palco durante os dias do evento. Entre os assuntos que serão tratados estão, Programa “Matas Sociais”, Olericultura, Legislação da outorga da água, Produção de resina, mercado da Pecuária de Corte, Programas Públicos de Fomento ao Agro, Linha de credito e financiamento, etc.
Também acontecerá cerimônia de homenagem de agropecuaristas, no dia 28 de julho que é o dia nacional do Produtor Rural, que representarão 16 cultivares dos mais de 40 produzidos pelo município de Tibagi.