Da Redação
Durante a manhã dessa quinta-feira (16), a procura por vacinas nos postos de saúde de Castro foi bastante baixa. O feriado de Corpus Christi que deveria atrair quem ainda não se vacinou contra a Covid-19, Gripe e até mesmo Sarampo, não motivou o castrense.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutchke, houve pouca procura na manhã, inclusive no posto do Cantagalo a sala de espera para vacinação esteve vazia. No posto Jeová Ribeiro também foi baixo o movimento para quem quisesse se vacinar. “Estamos fazendo no dia do feriado nacional, porque poucos trabalham”, disse a secretária, que justificou a baixa presença pelo fato do feriado possibilitar que as pessoas possam dormir até mais tarde, mas também de se vacinar. “A expectativa é que o movimento cresça à tarde”, acrescentou.
Fazendo um comparativo com a Unidade de Pronto atendimento (UPA), Maria Lidia disse que o movimento também é baixo nos dias de festas, inclusive “tinha dia que a UPA estava absolutamente vazia. Faz parte do nosso dia a dia”.
Vacinação
Quem quer receber a vacina hoje tem até às 15 horas, nas unidades básicas de saúde do Alvorada, Bom Jesus, Cantagalo, Jeová Ribeiro (Terminal) e Morada do Sol.
Para as vacinas de rotina, o público geral pode recebê-las. Contra o Sarampo, as doses estão sendo aplicadas em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e profissionais de saúde. Contra a Gripe, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades;
pessoas com deficiência permanente;
forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. A terceira dose da vacina contra a Covid-19, poderá ser aplicada em adolescentes acima de 12 anos e gestantes; e a quarta dose para pessoas acima de 50 anos.
É de se destacar que ao vacinar é preciso levar o cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF. Menores de 18 anos terão que estar acompanhados dos pais para receber as doses.
FOTO 1: Posto de Saúde do Cantagalo completamente vazio pela manhã
Posto de Saúde Jeová Ribeiro com pouca procura