Emerson Teixeira
Carambeí – O Centro Municipal de Educação Infantil São Judas Tadeu, no Bairro Boqueirão, fechou as portas nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), após três professores e funcionários de serviços gerais testarem positivo para Covid-19.
De acordo com a secretária municipal Kátia Harms, o espaço ficará fechado nesse período para desinfecção do local e retorna ao atendimento normal já na segunda-feira (14), “seguindo a nota orientativa e o que foi acordado na reunião do Comitê Volta às Aulas no dia 2 de fevereiro”, enfatizou.
A reportagem apurou com um membro do comitê que a orientação é que se um aluno da turma positivar para Covid-19, ele permanece por 10 dias em casa; se mais de um aluno testar positivo, a turma toda deve ficar isolada por 10 dias; se até três professores da instituição positivar, a turma fica em casa e a coordenação assume com as aulas on-line para as turmas dos professores que estiverem positivados; mais de três professores positivados a escola deve fechar.
Uma mãe de aluno, que pediu para não se identificar, conta que a situação gerou transtornos, e que hoje precisou levar a filha junto para o trabalho até conseguir alguém para ficar com sua ela. “Várias mães estão na mesma situação, sem saber o que fazer; agora consegui que uma sobrinha minha fique com minha filha no período da tarde”, disse.
Fechado
Esse é o terceiro espaço público que é fechado neste ano após surto de Covid-19 entre funcionários. No mês de janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Novo Horizonte fechou as portas após cinco funcionários positivarem. No final do mês foi a vez da UBS Nova Holanda fechar por quatro dias após os funcionários também positivarem para o novo coronavírus.